Menu
quinta, 02 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

MS registra aumento de 45,3% dos casos de HIV

20 agosto 2018 - 08h03Kamilla Marques (Com informações da assessoria de comunicação)

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), mostram que Mato Grosso do Sul notificou em 2017, aumento de 45,3% no número de casos de HIV/Aids em comparação a 2016, e também uma redução de 32,3% na quantidade de óbitos.

O presidente do SIMS (Sociedade de Infectologia do Mato Grosso do Sul), Bruno Filardi ressalta que estes dados são espelho de campanhas de incentivo ao diagnóstico, orientações do CFM, disponibilização de testes rápidos nas unidades de saúde, tratamento e acompanhamento efetivo dos pacientes, além de capacitação dos profissionais de saúde. Ele informa também que a última atualização do protocolo terapêutico aconteceu em 2017 com incorporação do Dolutegravir, uma medicação muito efetiva e com poucos efeitos colaterais.

“A prevenção é sempre o melhor caminho e vai desde uso frequente de preservativos em todas as relações sexuais, acesso a PEP e PREP, exames específicos regulares a fim de diagnóstico e tratamento precoces. Lembrando que estes recursos terapêuticos estão disponíveis gratuitamente no SUS e passam frequentemente por atualizações e incorporação de novas medicações, sendo assim o médico deve estar em constante estudo para oferecer o que há de melhor aos pacientes”.

Este e outros assuntos serão abordados durante o II Congresso de Infectologia do Centro-Oeste. O evento acontece nos dias 30 de agosto e 01 de setembro em Campo Grande/MS, e tem como objetivo elevar ainda mais o patamar científico dos profissionais de saúde debatendo diversos temas, entre eles: HIV/Aids.

”Eventos como este tem o propósito de promover a troca de experiências entre toda a sociedade médica e demais profissionais da saúde, propiciando um rico canal de debate científico, possibilitando assim, a atualização de todos os presentes que consequentemente levarão um atendimento cada vez melhor para os pacientes”. Declarou.

Durante o congresso serão abordadas as atualizações de protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde, prevenção da transmissão vertical do HIV, profilaxias pós exposição (PEP) e pré exposição (PREP) ao HIV, direito reprodutivo em casais sorodiferentes, e ISTs na era da PREP e discussão sobre transmissibilidade do HIV em pacientes em tratamento regular (indetectável=intransmissível?).
Filardi enfatiza que apesar do HIV de ser uma infecção crônica que pode ser controlada com o uso das medicações antiretrivirais, pode causar Aids, uma doença grave e que pode matar se não tratada é acompanhada corretamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ano Novo 2025
Operação da PRF registra 26 feridos e duas mortes nas rodovias federais de MS
Em Corumbá
Mãe denuncia estupro do filho de 9 anos
Prazo Final
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Oportunidade
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025
Histórico
Governo de MS lança edital de 7 milhões para o esporte, avança na inclusão e aprimora Bolsa Atleta
Alerta
Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso
Retribuição
PMA doa mais de 116 kg de pescado apreendidos na Operação Piracema
Por seis dias
Munir fecha prefeitura de Ladário para investigar "maracutaias" da antiga gestão
Cidade Limpa
Dr Gabriel e Bia Cavassa lançam ação de limpeza de ruas, praças, terrenos e prédios públicos
Mais jovem
Vereadora mais votada de Corumbá destaca a importância da mulher na política

Mais Lidas

Modelos prontos
O Capital do Pantanal deseja um feliz 2025 com 55 mensagens inspiradoras
Em Corumbá
Mãe denuncia estupro do filho de 9 anos
Prazo Final
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Oportunidade
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025