Menu
sábado, 16 de novembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

MS recebe 1º ecossistema de produção de biometano do Brasil a partir de dejetos suínos

20 abril 2023 - 09h33Portal de Notícias do Governo

Mato Grosso do Sul está cada vez mais perto de atingir a meta de tornar-se Estado Carbono Neutro em 2023. Após gerar energia solar, biomassa e mais recentemente o biogás, agora o Estado entra na era do biometano produzido a partir de dejetos de suínos. Um ecossistema inovador para produção do gás, que é o primeiro do tipo instalado no Brasil, foi inaugurado na terça-feira (18) na SF Agropecuária, em Brasilândia.

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o gestor de suínos Rômulo Gouveia e o gestor de aves Rubens Flávio Mello Correa participaram do lançamento do evento, que contou com a chegada do primeiro trator movido a biometano do País.

A fazenda é uma das pioneiras na utilização de dejetos de suínos no abastecimento de energia por meio de geração distribuída e abate 188 mil animais por ano e conta com diversas atividades e um portfólio diversificado. Entre essas atividades estão suinocultura, pecuária, agricultura e geração de energia elétrica. O suinocultor Fábio Barros, diretor da SF Agropecuária, é o idealizador de todo o trabalho.

"Estamos com este sistema no caminho do Carbono Neutro", citou, lembrando que a fazenda é incentivada pelo Programa Leitão Vida no estágio avançado e lembrou que a fazenda faz a produção circular. "Temos que trabalhar sustentabilidade, economia e combustível limpo e renovável. O projeto é autossustentável e traz economia", enfatizou.

"O Governo que dita as regras. Ele que cria. Temos aqui um grande apoio do Governo que é o programa Leitão Vida. Vendemos 160 mil cevados por ano e destes cerca de 80 mil são incentivados. Então o retorno é muito bom", completa o suinocultor.

"É a teoria que se torna prática e fecha um ciclo virtuoso de produção sustentável de metas almejadas pelo Governo do Estado", comemorou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck.

Ele destacou que a iniciativa atende a proposta do Governo de ser Sustentável e Verde. "O aumento da demanda por energias renováveis, o biometano produzido pela nova solução tem potencial para se tornar uma alternativa viável ao diesel e outros combustíveis fósseis. Além disso, a produção de biometano a partir de resíduos de suínos contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando a solução ecologicamente correta", acrescentou, lembrando que no Estado também está sendo produzido o biometano a partir de vinhaça.

Além disso este tipo de inovação está presente nos programas de incentivos fiscais como o Leitão Vida, e o MS Renovável do Governo do Estado.

Inovador

O sistema de biometano instalado na fazenda produz o gás, que é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos. O sistema é composto por um biodigestor, sistema de purificação de biogás, gerador, tratores e caminhões pesados, o novo ecossistema é o primeiro do tipo no Brasil e promete revolucionar o mercado de biogás do país.

O lançamento dessa solução inédita no mercado de biometano brasileiro é resultado de uma colaboração bem-sucedida entre New Holland, Iveco Group, Sebigás Cótica e Air Liquide. A iniciativa tem como objetivo explorar as possibilidades da produção de biogás a partir de resíduos de suinocultura, de pecuária e, ao mesmo tempo, promover a utilização de energias renováveis no país.

"Estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa para a criação de um ecossistema inovador", diz Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

"Acreditamos que essa solução é o futuro da produção de energia limpa no Brasil. Esperamos que ela inspire outras fazendas e empresas a adotarem energias renováveis e ajudem o país a alcançar suas metas de sustentabilidade", completa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tráfego prejudicado
Sindicato crítica pedágio, defende duplicação total e prevê BR-163 intransitável
Direitos Humanos
G20: ativistas pedem nova meta global para pessoas em situação de rua
Justiça
STF confirma decisão que proibiu uso de benefícios sociais para bets
De olho no céu
Última superlua cheia do ano pode ser vista nesta sexta-feira
Inscrições gratuitas
19ª Semana de Letras da UFMS Pantanal começa em 2 de dezembro
Trabalho complexo
Corumbá lidera a lista de distância percorrida na mesma cidade pelo Censo 2022
Nota 5
Dois cursos da UFMS Pantanal recebem nota máxima do MEC
Unindo Pontos
Pontão de cultura de MS sedia curso de serigrafia em Corumbá
Chegada da chuva
Operação Pantanal Sul 2024 do Prevfogo/Ibama inicia desmobilização
Destaque
Maratona de Inovação Binacional percorre o Pantanal para discutir soluções para comunidades

Mais Lidas

Trânsito
Motociclista sofre fratura exposta em colisão com carro na Porto Carreiro
Confessou o crime
Em depoimento, homem disse que estava bêbado quando atacou a sogra com facão
Flagrante
Dupla é presa em flagrante por furto em casa de Ladário
Cumprimento de mandados
Operações da PF e Civil prendem dois por estupro de vulnerável em Corumbá