Menu
sábado, 18 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

MS cumpre exigências e tem selo MigraCidades renovado

18 janeiro 2025 - 09h49Leomar Alves Rosa

O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).  

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional. *Informações da Comunicação Sead

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temporada 2025
Corumbaense encara time de Naviraí na estreia do Campeonato Estadual neste domingo
Evento
Hoje tem Samba Raiz com entrada grátis no centro de Corumbá
Novidades
Prefeitura planeja reestruturação do esporte em Ladário
Ensino Superior
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
Economia Nacional
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
Economia Nacional
Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
Cursos técnicos integrados
Estudantes do IFMS aprovados para universidade poderão solicitar certificação antecipada
Solução de Conflitos
Mais de 80% de acordos foram homologados pelo Cejusc de Corumbá em 2024
1ª Quinzena
Dr. Gabriel reúne secretariado para avaliar ações da prefeitura
Oportunidade
Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec

Mais Lidas

Prévia
'Folia nos bairros' é novidade na programação do Carnaval 2025 de Corumbá
Formação Técnica
Programa Qualifica Ladário terá quatro cursos e 160 vagas em 2025
Plantão
Bombeiros socorrem vítima esfaqueada durante a madrugada
3.099 vagas
Sai resultado preliminar de concurso para carteiro dos Correios