Menu
terça, 02 de julho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Movimento LGBTQIAP+ poderia ser ainda maior em Corumbá, diz Hellen Kadory

28 junho 2024 - 09h38Gesiane S. Lourenço

Nesta sexta-feira, 28 de junho, dia em que se celebra o Orgulho LGBTQIAP+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, interssexuais, assexuais e pansexuais), o Capital do Pantanal conversa com a Hellen Kadory, integrante da organização das Paradas da Cidadania e Show da Diversidade em Campo Grande e Corumbá. Para Hellen, Corumbá obteve avanços na causa, porém devido a grande proporção da comunidade na região, essas conquistas poderiam ser ainda maiores. 

"Eu vejo que ainda falta união entre a própria população LGBTQIAP+ de Corumbá. Os avanços é resultado do esforço de pessoas ícones engajadas no movimento, que fazem a diferença e dão visibilidade à causa", explica Hellen. 

A organizadora destaca que a falta de apoio do poder público também é um ponto que ainda precisa melhorar. "Em Campo Grande, vencemos muitos desafios até consolidar a Parada como é hoje. Neste ano realizaremos a 21º edição da Parada na Capital, que acontece no mês de julho, lá, ao longo dos anos, conseguimos conquistar o respeito de diversos setores. A rede de hotéis e restaurantes, por exemplo, oferece descontos durante os dias da Parada e o Governo do Estado é um grande apoiador do evento", diz.

Hellen reforça que Corumbá ainda caminha na construção do seu movimento e precisa expandir a luta da causa para toda a população, "as pessoas e os empresários precisam entender e aceitar que os eventos  LGBTQIAP+, como a Parada, não é um Carnaval fora de época, trata-se de uma manifestação para que tenhamos acesso aos nossos direitos, que são garantidos na Constituição".

Neste ano, quando seria realizada a 3º edição da Parada da Cidadania e Show da Diversidade em Corumbá, a organização decidiu por suspender a realização. "Ano eleitoral é sempre muito complicado para realizar eventos desse porte, os patrocínios e apoios do poder público se tornam mais dificultosos, então decidimos aguardar e nos reestruturarmos para 2025".

Hellen diz sonhar com o dia em que o caráter não será medido pela orientação sexual. Foto: Arquivo Pessoal

Sobre a luta continua por respeito, Helen acredita que infelizmente o fim do preconceito é uma utopia, algo que permanece no desejo coletivo e que não será extinto. "Meu grande sonho é desmistificar a crença de que os integrantes da comunidade  LGBTQIAP+ sejam sinônimos de prostituição. Quero um dia viver o momento em que as portas do mercado de trabalho não estejam fechadas para nós e que o nosso caráter e responsabilidade não sejam medidos por nossa orientação sexual", declara.

Por fim, Hellen encerra sua fala parabenizando a realização do Jogo da Diversidade, que acontece no dia 21 de julho, no Poliesportivo, em Corumbá. "Esse evento é de grande valor para a comunidade, Tati Amorim é uma das que me representam nessa luta, ela é responsável por grande parte do avanço que o movimento já conquistou em Corumbá. Fica aqui o convite para que todos possam participar do Jogo da Diversidade, e aqueles que tiverem a oportunidade, serão muito bem recebidos na 21ª Parada da Diversidade em Campo Grande". 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Área incendiada em 6 meses no Pantanal é quase tudo o que queimou em 2023
Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Festa
Arraiá do Ernestinho acontece nesta sexta-feira (05), na Cidade Dom Bosco
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
Segunda vez
Corumbá é a única de MS à receber selo Abrinq de Prefeito Amigo da Criança
Entenda
Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje
Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Histórico
Há 30 anos, Plano Real derrubava hiperinflação e estabilizava economia
Aquidauana
Pantanal Tech encerra programação com bandeira da produção sustentável e tecnológica em MS
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal

Mais Lidas

Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal
Tempo
Julho começa com frio em MS e temperatura sobe ao longo da semana
Corumbá amanhece com 13°C e pode atingir a máxima de 26°C