Menu
sábado, 06 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Moinho Cultural é reconhecido como Pontão de Cultura em Corumbá

03 julho 2024 - 09h24Gesiane S. Lourenço

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que já tinha o título de Ponto de Cultura desde 2004, foi agora reconhecido como Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul. A certificação é feita pelo Ministério da Cultura (MinC) e é uma iniciativa do Plano Nacional de Cultura Viva.  Com o título: Moinho Cultural – Unindo Pontos, o Moinho Cultural atuará com os parceiros: Grupo Vozes Especiais, Sociedade Comunitária Gibiteca, Fundação Nelito Câmara, Circo do Mato e Grupo TEZ.

Mas afinal, qual é a diferença entre Ponto e Pontão de cultura? Os Pontos de Cultura são entidades, grupos ou coletivos que desenvolvem e articulam atividades culturais continuadas, em suas comunidades ou territórios. Já os Pontões de Cultura são entidades ou instituições que articulam um conjunto de outros pontos culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, divulgação e integração para com a sociedade.‌

A coordenadora de projetos do Moinho Cultural, Mônica Macedo explica que, na prática, a instituição é um Ponto e também um Pontão de Cultura. “Como Ponto de Cultura, o Moinho Cultural é fazedor de cultura, ele é um promotor cultural. Enquanto Pontão, a instituição se torna uma articuladora para que outras instituições, tanto as que já são certificadas como Ponto de Cultura, quanto as que podem vir a ser, tenham o Moinho Cultural como referência de apoio”, afirma.

Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, o credenciamento da instituição como Pontão de Cultura é também um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos.

‌“O Moinho Cultural alcançou um marco significativo ao se tornar o primeiro Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul. Esta conquista é resultado de duas décadas de dedicação e trabalho contínuo na promoção e valorização da nossa cultura sul-mato-grossense e pantaneira. Durante esses 20 anos, o Moinho Cultural consolidou-se como uma instituição de referência, destacando-se pela implementação de projetos que beneficiam diretamente a comunidade e promovem o desenvolvimento cultural local. Temos desempenhado um papel fundamental na difusão de expressões artísticas e no incentivo à formação cultural e, agora, como Pontão de Cultura, vamos poder incentivar outras instituições a fazerem o mesmo”, afirma.

Instituição já era considerada Ponto de Cultura desde 2004. Foto: Divulgação/Moinho Cultural

‌Os Pontos e Pontões de Cultura são uma iniciativa do Plano Nacional de Cultura Viva (PNCV), que teve sua regulamentação em 2014, mas surgiu antes, a partir do Programa Cultura Viva de 2004.‌

O PNCV é uma política pública de Estado gerida de forma compartilhada pela SCDC/MinC em parcerias intergovernamentais e com governos estaduais, distrital, municipais, grupos e instituições culturais, gestores e produtores culturais e sociedade civil, para articular, capacitar e fomentar ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, bem como apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.

‌De acordo com o governo federal, a Cultura Viva é a primeira política de base comunitária do Sistema Nacional da Cultura (SNC) e alcança grande dimensão nacional e internacional, sendo ainda a base para a criação do Programa IberCultura Viva em 2014. *Informações do Moinho Cultural.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguia para Capital
Fiscalização apreende 4,4 kg de Skunk e 100 kg de roupas falsificadas na BR 262
Entenda
INSS muda regras para prorrogar benefício por incapacidade temporária
Política
TRE-MS terá novo presidente para o comando das eleições 2024
Recursos
Governador e bancada federal anunciam R$ 702 milhões para municípios de MS
Operação Pantanal 2024
Dia 95: rajadas com mais de 30 km/h dificultam o combate à incêndios no Pantanal
Impasse
Justiça suspende transferência de Adélio Bispo para Minas Gerais
Patrimônio Histórico
Corumbá é contemplada com R$ 17,8 milhões em obras do Novo PAC
Lei Eleitoral
Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado, 06 de julho
Copa América
Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais
Últimas 24 horas
Plantão dos Bombeiros registra cinco incêndios em Corumbá

Mais Lidas

Muito igual
Corumbaense vira sósia do Ronaldo Fenômeno e participa de comercial do Itaú
Esperança
Previsão indica possibilidade de chuva a partir de 10 de julho
Corrida Eleitoral
Podemos articula fechamento de parcerias em Corumbá e Ladário
Diário Oficial
Prefeitura divulga resultado de recursos e convocação para investigação social do concurso da Guarda