Menu
terça, 26 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Ministério Público vai acompanhar transição de mandatos em MS

15 outubro 2024 - 13h10Assessoria, MPMS

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e Social, Fundações e Eleitorais e do Núcleo de Patrimônio Público, criou um material de apoio destinado a ajudar os promotores de justiça a acompanhar a transição de mandato nos municípios que elegeram novos prefeitos e prefeitas.

A ação tem como objetivo garantir que essa transição seja feita de maneira transparente e eficiente, evitando a interrupção de serviços essenciais e assegurando que os novos gestores tenham uma compreensão prévia das atividades que irão assumir.

A transição de mandato é um procedimento previsto na legislação, focado na continuidade de serviços públicos fundamentais, como saúde, educação e saneamento básico. Além disso, o processo busca garantir que os futuros gestores tenham acesso a informações relevantes, incluindo contas públicas, a aplicação de recursos, licitações, contratos em andamento e outras questões relacionadas ao patrimônio público. Neste sentido, o MPMS elaborou um kit de apoio que foi enviado aos promotores de justiça, capacitando-os a atuar de forma preventiva e a monitorar as transições nos municípios.

O trabalho do Ministério Público abrange o acompanhamento da formação das comissões de transição e a interlocução com membros da administração pública, por meio de reuniões e recomendações, além da fiscalização dos principais atos e negócios jurídicos envolvendo o município.

Antônio Siufi Neto, Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio do Patrimônio Público, destacou que, em eleições anteriores, diversos municípios de Mato Grosso do Sul enfrentaram tumultos, sonegação de dados, destruição de documentos e interrupções de pagamentos a fornecedores e servidores, durante a transição de mandato.

“Esses problemas resultaram em sérios prejuízos à população, especialmente pela paralisação dos serviços essenciais. Para evitar tais situações, o Ministério Público também buscará, por meio de Procedimentos Administrativos, cópias dos principais documentos que sustentam o funcionamento municipal, garantindo a preservação dessas informações em caso de extravio ou destruição”, ressaltou.

No último ciclo eleitoral, várias Promotorias de Justiça do Estado monitoraram as transições municipais, reforçando a vigilância do MPMS sobre o patrimônio público e assegurando o cumprimento de sua missão legal em relação aos atuais e futuros gestores.

Com essa atuação proativa, o MPMS garante a continuidade de compromissos, contratos e pagamentos, além de assegurar que o fornecimento de bens e serviços essenciais não sofra interrupções. “Essa postura do MPMS busca proporcionar uma transição de governo tranquila, garantindo que a população continue a receber serviços públicos sem interrupções ou prejuízos”, concluiu o Procurador de Justiça do Núcleo do Patrimônio Público.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confira tabela
Estaduais feminino e de base entram na fase final
Reconhecimento
Prêmio Zumbi homenageia personalidades da luta pela igualdade racial em Corumbá
Meio Ambiente
Genilson reivindica instalação de lixeiras na Praça Generoso Ponce
Infraestrutura
IFMS Corumbá recebe obras com R$ 1,4 mi de investimento
Destaque
Talento e superação marcam segundo bloco dos Jogos da Juventude e MS chega a 22 medalhas
Operação Urso
PF prende acusado de tráfico de drogas em Corumbá
Meio Ambiente
Maior parte da Mata Atlântica tem menos de 30% de vegetação nativa
Beneficiário do Bolsa Atleta
Arthur Mariano é campeão da temporada 2024 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Zona Rural
Elinho cobra solução para problema de energia em Porto Esperança
PM e Agetrat
Operação Blitz remove nove carros por irregularidades em Corumbá

Mais Lidas

Últimas 24h
Socorro à vítima de engasgo com carne é destaque no plantão dos Bombeiros
Manifestação
MST e indígenas fazem bloqueio em três rodovias de MS
Estreitando laços
Confraternização reúne servidores da segurança pública e justiça em Corumbá
Utilidade Pública
Rompimento de adutora deixa o centro de Ladário sem água