Menu
sexta, 03 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Máscaras devem ter 3 camadas de tecido para evitar contaminação pelo coronavírus

21 junho 2020 - 08h30Midia Max

A OMS (Organização Mundial de Saúde) referendou e, pelo mundo, o uso de máscaras de tecido se tornou comum como meio de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Desde sexta-feira (19), seu uso é obrigatório em Campo Grande e, a partir desta segunda-feira (22), a exigência valerá para todo o Estado.

No entanto, o item deve ter algumas especificações a serem seguidas, entre elas a existência de três camadas de tecido para que realmente evite a disseminação do vírus no ambiente.

Conforme a OMS, as máscaras de tecido devem ter uma camada interna de algodão, uma externa de material hidrofóbico (como poliéster) e uma camada intermediária feita de material sintético –como o polipropileno (cuja fibra é usada, por exemplo, no TNT, sigla de “tecido não tecido”).

“Essas máscaras são indicadas para o uso da comunidade em geral na prevenção da Covid-19 e precisam ter três camadas de tecido. A que fica em contato com a pele deve ser de um tecido de algodão 100%, a camada do meio deve ser de tecido sintético, como TNT ou usa-se outra camada de tecido de algodão 100%. A camada externa deve ser de um tecido que não absorva água, como o poliéster. Um exemplo de tecido poliéster que pode ser utilizado é o oxford”, explicou a professora Ana Lúcia Marran, do curso de enfermagem da Uems (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo a professora, as máscaras podem ser feitas em dois modelos: plana (fixa ao rosto) e a “bico de pato”. “A máscara tipo bico de pato pode ter uma costura na frente, que deve estar bem fechada para que a máscara te proteja”.

É importante que as máscaras sejam justas e tenham o tamanho adequado para cada pessoa. Os tecidos devem ter tramas bem fechadas e cobrir nariz, boca e queixo. O elasteno não pode ser usado porque, ao se colocar a máscara no rosto, a mesma estica, reduzindo sua eficiência.

“Quando elas apresentam desgastes, já não está ficando bem justa, o elástico já não está tão firme, é necessário descartar a máscara”, explicou Ana, reiterando que o uso da proteção não dispensa hábitos de higiene como lavar as mãos e evitar o contato físico e aglomerações.

Higienização da máscara de tecido

A limpeza da máscara é importante e deve ser feita após o uso. A proteção deve ser pega pelo elástico ou laço traseiro (não se pode tocar na parte da frente, que pode estar contaminada) e a imergir em um recipiente com água potável e água sanitária (2 a 2,5%) por 30 minutos.

Não é necessária uma grande quantidade de água sanitária: a proporção de diluição é de uma parte do produto para 50 de água –10 ml de água sanitária para meio litro de água– por 30 minutos. Depois, lave-a com água e sabão e enxágue em água correte.

As máscaras funcionam por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois por conta da umidade natural produzida pela respiração.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ano Novo 2025
Operação da PRF registra 26 feridos e duas mortes nas rodovias federais de MS
Em Corumbá
Mãe denuncia estupro do filho de 9 anos
Prazo Final
Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro
Oportunidade
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025
Histórico
Governo de MS lança edital de 7 milhões para o esporte, avança na inclusão e aprimora Bolsa Atleta
Alerta
Energisa orienta sobre os principais cuidados no período chuvoso
Retribuição
PMA doa mais de 116 kg de pescado apreendidos na Operação Piracema
Por seis dias
Munir fecha prefeitura de Ladário para investigar "maracutaias" da antiga gestão
Cidade Limpa
Dr Gabriel e Bia Cavassa lançam ação de limpeza de ruas, praças, terrenos e prédios públicos
Mais jovem
Vereadora mais votada de Corumbá destaca a importância da mulher na política

Mais Lidas

Organizando a casa
Prefeito determina retorno de servidores cedidos e atualização cadastral
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra dois óbitos; um deles por arma de fogo
Prioridade
Prefeitura dá inicio a operação de limpeza urbana em Corumbá
Modelos prontos
O Capital do Pantanal deseja um feliz 2025 com 55 mensagens inspiradoras