A Receita Federal, com apoio da Polícia Federal (PF), iniciou hoje (10) em Corumbá a Operação Fronteira Legal em comércios locais que vendem mercadorias estrangeiras, sem comprovação da regular importação e o pagamento de impostos devidos.
Participaram da operação nove servidores da Receita Federal e oito policiais federais. O objetivo é combater o contrabando e o descaminho em comércios locais da cidade. A época do ano é bastante propícia, já que as lojas estão cheia de produtos devido a data do Dia das Crianças.
A operação é fruto do aprofundamento de investigações realizadas por meio de diligências em lojas que vendem eletrônicos estrangeiros, e que não possuem notas fiscais de entrada correspondentes, nem declarações de importação.
Foram apreendidas mais de duas toneladas de mercadorias, principalmente, eletrônicos, com valor estimado em mais de 500 mil reais.
A Operação Fronteira Legal envolve várias equipes e terá ações nas cidades e barreiras nas estradas. Trata-se de mega operação de combate ao contrabando e descaminho na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.
* Informações RFB