O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou visita à Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João, em Mato Grosso do Sul, no próximo dia 25 de novembro, para oficializar a recente demarcação da terra.
A informação foi divulgada à imprensa pelo secretário-executivo dos Povos Indígenas, Eloy Terena. O titular também confirmou a presença de importantes autoridades, como a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes.
Durante a visita, Lula também deve anunciar um conjunto de políticas públicas voltadas para a população indígena, reforçando o compromisso do governo federal com os direitos dos povos originários. Entre os destaques, estão a entrega de reformas de escolas e benefícios do programa "Minha Casa, Minha Vida".
A última visita do Chefe de Estado ao Mato Grosso do Sul aconteceu em junho. À época dos fatos, o petista sobrevoou o Pantanal junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e as ministras Simone Tebet (Planejamento) e Marina Silva (Meio Ambiente), no ápice dos incêndios florestais que assolaram o bioma. Além disso, assegurou uma nova política de manejo integrado do fogo combina conhecimentos técnicos, científicos e tradicionais, permitindo o uso controlado do fogo em atividades agropecuárias.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.