Menu
terça, 22 de outubro de 2024
Cassems - Assembleias Regionais - 2º semestre
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Levantamento aponta que MS ganhou 38 mil novos motoristas no último ano

17 janeiro 2024 - 08h48Portal de Notícias do Governo

No último ano, 38 mil conquistaram a tão sonhada CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul. Os dados do Detran–MS (Departamento Estadual de Mato Grosso do Sul) revelam um aumento de 7% no comparativo com 2022.

Os municípios que registraram maior índice de novos motoristas no período são: Caracol (179%), Aral Moreira (87%), Tacuru (86%), Jaraguari (68%), Rochedo e Batayporã (49%). No caminho inverso, a cidades sul-mato-grossenses que apresentaram queda, estão: Taquarussu (59%), Ladário (35%), Pedro Gomes (25%), Japorã (29%) e Sete Quedas (28%).

De acordo com o Detran em Números, Mato Grosso do Sul conta com 1,3 milhão de pessoas habilitadas. Deste universo, 44,53% possuem CNH na categoria AB.

Recorde de exames

Em 2023 o Detran-MS realizou mais de 600 mil exames. Dados da Diretoria de Habilitação, indicam que foram 127 mil exames práticos no período, sendo 17,7 mil só no mês de dezembro. “O resultado dos mutirões e ampliação de vagas aos sábados e feriados, foram números recordes na realização de exames práticos, superando em 13% o resultado do ano anterior”, diz trecho de relatório da Gerência de Exames de Habilitação.

A alta é justificada pela ampliação de vagas que tinha como objetivo oportunizar a conclusão dos processos de primeira habilitação represados da pandemia (2019-2022) que iriam expirar no último dia de dezembro. Porém, cinco dias antes do prazo acabar, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou nova prorrogação, válida para todos os brasileiros com processo ativo até 31 de dezembro de 2023.

Motorista profissional

O ano passado também registrou aumento de 13% nos pedidos de inclusão da observação “Exerce Atividade Remunerada” na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que saltou de 44.214 em 2022, para 51.250. Na categoria AB, aumentou a emissão de CNH com EAR em 36%, seguida de 24% na B, 9% na AC, e 8% nas categorias D e AE.

A gerente de Exames de Habilitação, Lina Zeinab, vai além e observa uma mudança nos últimos anos. “Até o ano de 2021 a maioria das CNHs emitidas com EAR eram para categorias de veículos pesados (C, D e E), este cenário começa a mudar em 2022, se intensificando no ano passado, onde o maior volume passou a ser de motoristas da categoria AB. Podemos atribuir essa mudança de comportamento a intensificação do transporte por aplicativo”.

Para incluir EAR na CNH o condutor deve acessar www.meudetran.ms.gov.br no campo Habilitação escolher a opção CNH Ágil, seguida de Renovação (Capital ou interior), depois vai aparecer  a mensagem “gostaria de renovar sua CNH, e mora/reside na CAPITAL?” com as opções “Renovação Normal” ou “Renovação EAR”.

Mesmo que o condutor ainda tenha validade na CNH, para realizar a inclusão EAR, será necessário abrir uma nova solicitação, e fazer todo o processo de renovação, como captura de imagem, avaliação psicológica e exame médico. O custo médio da emissão de nova CNH com EAR é de R$ 545,00.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Corumbá tem sete Salas de Vacinação abertas nesta semana
Novas Leis
Alexandre cobra do Executivo, publicação de leis que se tornaram tácitas
Ação eficiente
PM troca tiros com ladrão e recupera celular de vítima em Ladário
Em minutos
Justiça Federal em MS inicia concessão automática de benefício do INSS por incapacidade
Alerta ao consumidor
Nova lista traz mais 12 marcas de azeite consideradas impróprias
Serviço Necessário
Elinho busca informações sobre médico hematologista na Rede Pública de Saúde
No sábado, 26
Professores realizam aulão de redação para o Enem em Corumbá
Dia do Servidor Público
Prefeitura de Corumbá terá ponto facultativo no dia 28 de outubro
Infraestrutura
Manoel diz que é preciso atenção especial para melhorar as vias urbanas de Corumbá
Radar Industrial
Produção industrial de MS apresentou estabilidade ou crescimento em 74% das empresas em setembro

Mais Lidas

Apoio ao setor rural
Estiagem faz governo publicar decreto de situação de emergência por 180 dias em MS
374 kg
Cocaína que saiu de Ladário com destino à Capital é apreendida na BR 262
Últimas 24h
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Reunião
Riedel recebe prefeitos eleitos para reafirmar parceria com municípios