Corumbá registrou na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, um marco histórico. A jovem Crislaine Pereira de Arruda foi a primeira, na cidade, a utilizar o decreto n° 12.154, de 27 agosto de 2024, para o alistamento feminino no serviço militar. Moradora do bairro Cravo Vermelho, Crislaine completa 18 anos em abril. A Junta Militar de Corumbá, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e com parceria das Forças Armadas, foi a responsável por receber Crislaine de Arruda nesse histórico momento.
O superintendente de Políticas Públicas, Willian Duarte, e a gerente de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, acompanharam o alistamento. “É importante vermos que um decreto como esse está se efetivando a partir da vontade, não só da Crislaine, mas de tantas outras mulheres que já têm afinidade com o Serviço Militar e agora podem fazer uso do instrumento do alistamento”.
Wânia Alecrim classificou o momento como mais uma vitória das mulheres: “o decreto estimula, mais uma vez, a máxima de que lugar da mulher é onde ela quiser. Depois de muitas gerações, as mulheres que desejam participar do serviço militar conquistaram a chance de tomar parte dos seus objetivos".
O alistamento militar pode ser feito Junta Militar de Corumbá, que funciona dentro da Superintendência de Serviços Públicos, localizada na rua XV de Novembro, 400, Centro. O horário de funcionamento é das 07h30 às 13h30, de maneira ininterrupta.
O decreto nº 12.154, de 27 agosto de 2024 é uma inovação do Ministério da Defesa, que passa a aceitar mulheres que queiram participar do serviço militar, de forma opcional. Antes do decreto, as mulheres não participavam dessa modalidade de serviço, sendo o ingresso realizado apenas para as escolas militares e na forma de contratações temporárias.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.