Menu
quarta, 15 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Jornalista Sylma Lima vence o Covid-19 após oito dias internada

01 julho 2020 - 09h46Gesiane Sousa

A jornalista Sylma Lima, editora-chefe do site Capital do Pantanal por mais de 15 anos, passou por oito dias de internação no hospital da Cassems, em Campo Grande, e saiu vencedora da luta contra o Covid-19, nesta terça-feira, 30 de junho. Sylma apresentou sintomas quando ainda estava em Corumbá, onde ela acredita que tenha contraído o vírus, a demora para realização do teste no município a fez tomar a decisão de pegar a estrada para Capital do Estado, onde imediatamente seguiu para o hospital Cassems e foi colocada em isolamento.

Em casa desde a tarde de ontem, Sylma Lima conversou por telefone com a redação do site Capital do Pantanal e relatou toda sua trajetória contra o vírus. “Em Corumbá, recebi a informação de que entraria na fila e só poderia realizar o teste após o dia 6 de julho, percebi a gravidade e decidi ir para Campo Grande, onde fui recebida com a máxima atenção e dedicação de toda a equipe médica. Me colocaram em isolamento total e realizaram a coleta do exame imediatamente”.

Sylma explica que contra o vírus as decisões devem ser tomadas com muita rapidez, antes mesmo do diagnóstico positivo, quando viu sua ressonância fosca, autorizou e assinou termos de responsabilidade para o uso de protocolos de combate à doença, mesmo experimentais, aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o uso da Cloroquina, medicamento que a jornalista usou por seis dias consecutivos.

Ao lado do Dr. Alessandro no momento da alta. Foto: Pessoal

A preocupação da equipe médica era por conta do histórico de saúde da editora do site Capital do Pantanal. Sylma é asmática e convive com limitações para o uso de determinados remédios. “Foram dias muito difíceis, a doença não é brincadeira, as pessoas devem ficar atentas e ter cuidado com a vida dos outros, mesmo assintomático ocorre transmissão sem o infectado saber. Quando fui internada, no dia 23 de junho, já estava com os dois pulmões contaminados, tomei aproximadamente 30 comprimidos por dia, além de litros de soro com outras drogas e uso de vitaminas C e D”.

Nesta terça-feira, último dia de junho, Sylma recebeu a notícia dada pelo próprio Dr. Alessandro Falchembak, de que poderia comemorar, pois havia vencido o Covid-19. Sylma já havia passado por uma situação de isolamento preventivo, com suspeita de contaminação em meados do mês de abril, na época também tratada pela equipe médica do Cassems de Campo Grande, o teste deu negativo.

“Quero deixar muito claro o atendimento maravilhoso que recebi no hospital da Cassems, realizaram procedimentos com agilidade, mesmo com o Estado superlotado, foram cinco dias aguardando o resultado do exame, porém assim que vi as imagens de minha ressonância, chamei o médico e autorizei o uso de todos os protocolos que julgassem necessários para vencer a doença. Me alertaram quanto as reações, mas eletrocardiogramas confirmaram cenário favorável para o uso da cloroquina, utilizei por seis dias, sem qualquer surgimento de reação”.

Já emocionada, Sylma Lima exclamou que a população não tenha medo de autorizar os tratamentos, “não tenham medo, quando você está lutando entre a vida e a morte não há escolha!”.

Sylma fez questão de se despedir do Dr. Alessandro e agradecer a toda equipe médica que a tratou. Foto: Arquivo pessoal 

Sylma fez questão de destacar o trabalho dos Técnicos, Enfermeiros e Médicos Cassems, de acordo com o relato da jornalista, todos muito dedicados e comprometidos com a vida.   

Por fim, Sylma encerra a conversa agradecendo a família, amigos e todos mais que dedicaram algum minuto de seu tempo para orar por sua recuperação. “Agora é seguir a vida com a certeza de que sou uma nova pessoa”, afirma a jornalista emocionada.  

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nível Superior
Inscrições no processo seletivo da Educação de Ladário encerra nesta quarta-feira, 15
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Tem unidade em Corumbá
Multa de R$ 827,3 mil contra empresa de mineração vira hospital veterinário sobre rodas
Mais uma vez
Inscrições no concurso da Embrapa é prorrogada até 17 de janeiro
Produto Cancerígeno
Milhares de pacotes de "pó doce" são entregues para análise na Polícia Federal
Prestação de Serviço
Conserto na rede deixa dois bairros de Corumbá se agua nesta terça-feira, 14
Relatório em construção
Educação de Corumbá corre contra o tempo para melhorar estrutura das escolas municipais
Você concorda?
Ano letivo de 2025 iniciará com celulares proibidos em sala de aula
Fake News
Receita esclarece que fiscalização de Pix não afetará os autônomos
Mais de 20 anos
Inscrições para o PCAF da Cidade Dom Bosco ficam abertas até 28 de fevereiro

Mais Lidas

Oportunidade
Ladário abre processo seletivo para nível superior
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Pendências
Prefeito busca solução para garantir a construção de 181 casas populares em Corumbá
Ação policial
Homem acusado de agredir esposa e filhos menores é preso com faca
Em procura pela vítima, homem ameaçou a própria mãe e mais duas pessoas