Marcênio Ribeiro da Silva, de 36 anos, natural de Campo Grande (MS), foi convocado e disputará pela primeira vez a Copa do Mundo de Futsal. A competição ocorrerá entre 14 de setembro e 6 de outubro no Uzbequistão, país localizado no coração da Ásia Central.
Atualmente Marcênio é jogador do Jaraguá (SC) e tem passagens por Anderlecht (Bélgica), Barcelona (Espanha), Gazprom-Ugra (Rússia) e Carlos Barbosa (RS). Somente pelo futsal europeu foram 12 temporadas.
O sul-mato-grossense conta na carreira com títulos do Mundial de Clubes, Copa América, Copa Libertadores (duas vezes), Grand Prix, e Liga dos Campeões da Europa (três vezes).
O jogador celebrou a convocação nas redes sociais. “Sabe aquele sonho de menino lá trás? Primeiro objetivo conquistado, convocado para defender a seleção brasileira de futsal na Copa do Mundo. Seguimos por mais um sonho”.
A lista de convocados conta com 15 jogadores e um ainda será cortado pelo técnico Marquinhos Xavier antes da estreia brasileira.
A seleção brasileira é pentacampeã mundial de futsal (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e detém o recorde de conquistas da modalidade. A Espanha vem em segundo, com dois títulos (2000 e 2004), enquanto Argentina (2016) e Portugal (2021) completam a lista de campeões.
O Brasil conquistou ainda outros dois títulos mundiais de futsal (1982 e 1985) antes da Fifa assumir o torneio, em 1989. A entidade máxima do futebol, porém, mas reconhece as conquistas dos tempos da Federação Internacional de Futebol de Salão. *Informações do CG News
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.