Menu
quinta, 26 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Intenção de investimentos da indústria de MS tem o melhor fevereiro dos últimos 4 anos

07 março 2018 - 08h59Redação

Pelo segundo mês consecutivo, o índice de intenção de investimento do empresário industrial de Mato Grosso do Sul fica acima dos 50 pontos, indicando um início de ano extremamente positivo para o setor, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems. Na prática, intenção de investimentos atingiu o melhor resultado para o mês de fevereiro dos últimos quatro anos, alcançando 52,6 pontos e indicando estabilidade sobre o mês de janeiro, quando o resultado foi de 52,1 pontos.

Porém, esse resultado é 9 pontos maior que a média obtida para o mês de fevereiro nos anos de 2015, 2016 e 2017, lembrando que o índice varia de zero a 100 pontos e, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir. De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o índice de expectativa do empresário industrial também foi positivo.

“A demanda marcou 56,1 pontos, sinalizando expectativa de aumento para os próximos seis meses a partir de fevereiro, enquanto em relação à exportação o índice marcou 51,2 pontos, demostrando aumento para o mesmo período. Já em relação ao número de empregados o índice marcou 49,5 pontos, apontando estabilidade”, detalhou Ezequiel Resende.

ICEI

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou 58,3 pontos, sendo o melhor resultado para o mês dos últimos cinco anos. O índice alcançado em fevereiro é 11,1 pontos maior que a média obtida para o mesmo mês considerando os anos de 2014, 2015, 2016 e 2017.

Adicionalmente, todos os componentes do indicador de expectativas permanecem acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que para os próximos seis meses devem ocorrer melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e, principalmente, no desempenho da própria empresa.

23,4% dos empresários entrevistados acreditam que as condições da economia brasileira piorou. Foto: Divulgação

Em fevereiro, 23,4% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, no caso da economia estadual, a piora foi apontada por 22,1% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais também estão piores para 22,1% dos empresários.

Além disso, para 46,8% dos empresários não houve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 45,5% e, a respeito da própria empresa, o número também chegou a 45,5%.

Por fim, os empresários que disseram que as condições melhoraram para a economia brasileira, sul-mato-grossense e em relação à própria empresa responderam igualmente por 22,1%. Já os que não fizeram qualquer tipo de avaliação responderam respectivamente por 7,8%, 10,4% e 10,4%.

Expectativas

Em relação às expectativas para os próximos seis meses a partir de fevereiro, 48,1% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, esse percentual também chegou a 48,1% e, no caso da própria empresa, 52% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado.

Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 36,4%, sendo que em relação à economia do estado esse percentual alcançou 37,7% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 31,2%. Já para 10,4% dos respondentes a expectativa é pessimista em relação à economia brasileira, enquanto para a economia estadual o resultado alcançou 9,1% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo também foi apontado por 10,4% dos empresários.

Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das expectativas em relação à economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam por 5,2%, 5,2% e 6,5%, respectivamente. A Sondagem Industrial foi realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 77 empresas estaduais dos portes pequeno, médio e grande no período de 1º a 19 de fevereiro de 2018.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feliz Natal!
O Capital do Pantanal deseja um Natal abençoado para todos os leitores
Entrevista
Ano de 2025 será para deslanchar estrutura de logística em MS, garante Riedel
Destaque
Quatro alunos da Reme de Corumbá receberam menção honrosa na 19° OBMEP
Pantanal
Primeira arara-azul nascida após incêndios está pronta para bater asas
Assistência Social
Calendário do Bolsa Família em 2025 já está disponível
Direitos Humanos
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Economia Nacional
Dólar sobe para R$ 6,18 influenciado pelo cenário externo
Fechada no Natal
Unidades Básicas de Saúde reabrem a partir do dia 26 de dezembro
Esforço
Mutirão do Detran vai atender quase 3 mil exames práticos neste fim de ano
Destaque
Fundtur faz balanço de 2024 e define metas para 2025

Mais Lidas

Destaque
Quatro alunos da Reme de Corumbá receberam menção honrosa na 19° OBMEP
Assistência Social
Calendário do Bolsa Família em 2025 já está disponível
Direitos Humanos
Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes
Fechada no Natal
Unidades Básicas de Saúde reabrem a partir do dia 26 de dezembro