Menu
sexta, 20 de setembro de 2024
Semana Nacional do Trânsito - Governo
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Iniciam as obras do Centro de Reabilitação Animal e da sede ambiental de Corumbá

08 agosto 2024 - 11h40Redação do Capital do Pantanal

As obras do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal foram iniciadas pela Prefeitura. A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 5,1 milhões, representa um marco para a conservação da fauna pantaneira e o fortalecimento das ações ambientais no município. Ambos serão instalados na mesma área, localizada na rua Gabriel Vandoni de Barros, no terreno atrás do Paço Municipal.

"É uma obra emblemática para Corumbá, somos uma cidade que está 100% localizada no Pantanal. Hoje, o município conta com uma estrutura provisória na sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde são atendidos apenas animais de pequeno porte. Mas, se for alguma coisa grave é preciso encaminhar para Campo Grande. Muitos animais podem não suportar a viagem", disse o prefeito Marcelo Iunes.

O chefe do Executivo corumbaense destacou que o Creapan e a sede da Fundação do Meio Ambiente são "fundamentais para garantir a proteção da fauna e da flora pantaneira, além de fortalecer as ações de educação ambiental e conscientização da população”.

O Creapan será um espaço especializado no tratamento de animais silvestres vítimas de acidentes e maus-tratos. A unidade contará com estrutura completa para atendimento veterinário, quarentena, reabilitação e soltura dos animais. O projeto do Centro de Reabilitação prevê recintos de quarentena, sala de avaliação clínica, sala cirúrgica, câmara frigorífica, sala de raio X, almoxarifado, vestiários para funcionários, cozinha com estrutura para higienização, armazenamento adequado e preparo e distribuição de alimentos.

O Centro de Reabilitação Animal e a sede ambiental estão sendo construídas em terreno atrás do prédio da prefeitura. Foto: Divulgação/PMC

O local também vai contar com blocos separados dos recintos apropriados a cada espécie, de modo a não permitir contato e não estressar os animais em recuperação. Igualmente, o projeto prevê ambientes apropriados para répteis, primatas, aves, treino de aves, recinto fechado para mamíferos e área aberta para mamíferos e roedores de pequeno, médio e grande porte. 

A nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal abrigará os setores administrativos e técnicos, além de um centro de educação ambiental para a população.

A construção do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (Creapan) e da nova sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal é realizada em parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Prometeu
Imóvel chique é alvo de mandado da PF em Corumbá
Sete no Pantanal
Governo libera R$ 7,8 milhões para instalar 19 estações meteorológicas em MS
Ensino Superior
UEMS lança edital para vestibular 2025 com 1.252 vagas
Meio Ambiente
"Ranking do fogo" coloca Corumbá como 3ª que mais queimou no País
Programação
Shows sertanejos são atrações desta sexta em comemoração aos 246 anos de Corumbá
Aniversário
Concerto emociona público na celebração dos 246 anos de Corumbá
Boletim Epidemiológico
MS tem 15.839 casos confirmados de dengue
Destaque
Governadores discutem incêndios florestais em reunião com ministros no Distrito Federal
Exemplo
Escola Estadual na Capital é a 1ª de Mato Grosso do Sul a ser Lixo Zero
Digital
Processo de abertura de empresas em MS agora pode ser feito pelo WhatsApp

Mais Lidas

Incompatibilidade de Agenda
Dr. Gabriel e Pardal não participarão da série de entrevistas do Capital do Pantanal
Pior Cenário
Nível do Rio Paraguai cai 2 cm por dia; ritmo indica recorde histórico de seca
Oportunidade
Processo Simplificado seleciona profissionais para vagas temporárias da Educação em Corumbá
Encerra dia 26/09
Últimos dias de inscrição para cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS