Mais de 12 mil eleitores, entre estudantes e servidores, estão aptos a votar nesta quarta-feira, 6, nas eleições para os cargos de reitor e diretor-geral dos campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A votação teve início às 8 horas.
Pela primeira vez, a instituição utiliza um sistema on-line nas eleições. A comunidade pode votar de qualquer lugar, sem ter que ir a uma unidade de votação.
O sistema utilizado é o Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês), com criptografia que garante privacidade e segurança aos eleitores, e que possibilita inclusive o processo de auditoria pelo público.
A votação segue aberta até às 20h. Foram homologadas três candidaturas ao cargo de reitor e 21 para diretor-geral. Os nomes e planos de gestão de cada candidato estão disponíveis na página das Eleições 2023. Basta clicar nas fotos para ter acesso aos currículos e propostas de campanha de cada um.
Podem votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância. As listas de eleitores aptos a votar estão disponíveis na seção Normas e Documentos da página Eleições IFMS 2023.
Para votar, o eleitor deve acessar o sistema e fazer login com a conta de e-mail institucional. Para servidores, o formato é o [email protected]; enquanto para estudantes o modelo padrão é [email protected].
Veja o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social do IFMS e saiba como votar nas eleições para reitor e diretor-geral.
Todas as informações sobre o sistema de votação estão disponíveis na página Eleições IFMS 2023.
Voto
É atribuído o peso de um terço para o voto dos docentes, um terço para os técnicos-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.
A apuração está prevista para começar às 20h20 desta quarta-feira, 6, com transmissão ao vivo pelo Canal do IFMS no Youtube. A divulgação dos eleitos está prevista para ser oficializada até sexta-feira, 8.
Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.
Dúvidas e solicitação de informações devem ser enviadas ao e-mail [email protected].
Debates
Nessa terça-feira, 5, foi realizado o debate entre os candidatos ao cargo de reitor. O encontro foi realizado no estúdio do Laboratório de Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. A transmissão ao vivo está disponível na íntegra no canal oficial do IFMS no YouTube.
Os candidatos ao cargo de diretor-geral dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas participaram de debates na segunda-feira, 4. Apenas em Jardim, em virtude da falta de energia no município, o encontro foi realizado no dia seguinte. Alguns debates foram gravados e estão disponíveis nas redes sociais dos campi.
A organização e a condução dos debates foram de responsabilidade das Comissões Eleitorais Locais, de acordo com as regras dispostas na Deliberação nº 54/2023.
Eleições IFMS 2023
Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.
O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.