Menu
terça, 26 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

IFMS deve oferecer formação de agentes culturais a partir de 2025

18 outubro 2024 - 10h30Assessoria, IFMS

O novo curso está sendo desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Associação Flor e Espinho. A ideia é promover a mobilização social, formação continuada de agentes culturais, fomento à economia criativa e a difusão das políticas culturais no Estado.

São objetivos da cooperação fortalecer a diversidade cultural, ampliar o acesso às manifestações culturais locais e regionais, e formar agentes culturais para atuarem na preservação, produção e promoção de expressões artísticas e culturais. 

O acordo é válido por dois anos, e o plano de trabalho prevê as seguintes iniciativas:

  • ações com foco no fortalecimento à formação e certificação de agentes culturais;
  • promoção da mobilização e a articulação cultural em Mato Grosso do Sul;
  • estímulo à economia criativa e ao desenvolvimento socioeconômico regional;
  • consolidação da rede de parcerias para a promoção cultural; e
  • ampliação da difusão e da comunicação sobre políticas culturais. 

A cooperação faz parte do processo de estruturação do Núcleo de Arte e Cultura do IFMS (NUAC), conforme explica a coordenadora Rafaela Chivalski de Oliveira, professora de Artes no Campus Jardim. 

"Além de promover a formação, essa parceria abre diversas possibilidades. Além de fortalecer a mobilização cultural, valorizando e preservando a diversidade local, ela fomenta a economia criativa, incentivando o empreendedorismo, a geração de renda e o fortalecimento das expressões culturais regionais”, destaca.

Rafaela destaca ainda que o acordo abre espaço para o atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade.

“Parte do nosso foco é garantir a ampla divulgação das políticas culturais por meio de plataformas e eventos, incentivando a participação da população e assegurando a inclusão de grupos historicamente marginalizados, como quilombolas, indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+”, complementa. 

Os Comitês de Cultura são formados por redes de agentes culturais que, por meio de parcerias com o Ministério da Cultura, desempenham atividades no fomento relacionado à área. 

Em Mato Grosso do Sul, o Comitê de Cultura fomenta tanto manifestações culturais ancestrais, como as tradições indígenas e afro-brasileiras, quanto produções contemporâneas em diferentes campos artísticos. É formado por organizações como a Companhia de Teatro e Circo Flor e Espinho, a Organização Caianas e o Camará Capoeira.

Ações do IFMS

O plano de trabalho estabelecido a partir do termo de cooperação prevê que o IFMS oferte o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente Cultural nos formatos presencial e a distância. Também estão previstas ações como realização de oficinas e seminários e apoio à elaboração de projetos culturais.

A coordenadora do NUAC explica que o curso FIC de Agente Cultural, já ofertado pelo IFMS em Corumbá, será retomado.

“Trata-se de uma formação de extrema importância para a comunidade, pois capacita os participantes para atuarem de maneira qualificada na preservação, promoção e valorização das expressões culturais locais. Também fortalece a cultura regional, impulsionando o empreendedorismo cultural e a economia criativa”, pontua Rafaela. 

Segundo a coordenadora, o curso está sendo reestruturado para ser relançado. Participam do processo de reestruturação profissionais do IFMS, Comitê de Cultura, Ministério da Cultura (MinC) e do IPHAN/MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A previsão inicial é que o curso seja ofertado a partir de 2025, com a formação de 200 agentes culturais no período de dois anos.

Núcleo de Arte e Cultura

No mês de agosto, o Conselho Superior (Cosup) do IFMS aprovou o Regulamento dos Núcleos de Arte e Cultura (NUAC). O documento trata das atividades do núcleo, destinadas a fomentar a integração artística e sociocultural das comunidades interna e externa, de forma articulada ao ensino, pesquisa e extensão. 

Os NUAC serão instâncias organizacionais responsáveis por desenvolver, acompanhar e instituir ações voltadas à implantação Política de Arte e Cultura do IFMS, de maneira colaborativa, na reitoria e nos dez campi.

Tanto o a coordenação central do Núcleo, que ficará na reitoria, quanto suas respectivas unidades que serão sediadas nos campi, estão em processo de organização e estruturação. 

Festival

Desde 2016, o IFMS promove o Festival de Arte e Cultura, evento de extensão realizado anualmente nos dez campi do IFMS que visa estimular o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, e de manifestações populares e eruditas, promovendo a troca de conhecimentos e a participação de toda a comunidade. 

Neste ano, o evento ocorrerá nos meses de novembro e dezembro em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

O evento recebe fomento institucional por meio da concessão de auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, à Extensão, à Pesquisa e à Inovação (Piepi), além de bolsas de extensão do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Confira tabela
Estaduais feminino e de base entram na fase final
Reconhecimento
Prêmio Zumbi homenageia personalidades da luta pela igualdade racial em Corumbá
Meio Ambiente
Genilson reivindica instalação de lixeiras na Praça Generoso Ponce
Infraestrutura
IFMS Corumbá recebe obras com R$ 1,4 mi de investimento
Destaque
Talento e superação marcam segundo bloco dos Jogos da Juventude e MS chega a 22 medalhas
Operação Urso
PF prende acusado de tráfico de drogas em Corumbá
Meio Ambiente
Maior parte da Mata Atlântica tem menos de 30% de vegetação nativa
Beneficiário do Bolsa Atleta
Arthur Mariano é campeão da temporada 2024 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Zona Rural
Elinho cobra solução para problema de energia em Porto Esperança
PM e Agetrat
Operação Blitz remove nove carros por irregularidades em Corumbá

Mais Lidas

Últimas 24h
Socorro à vítima de engasgo com carne é destaque no plantão dos Bombeiros
Manifestação
MST e indígenas fazem bloqueio em três rodovias de MS
Estreitando laços
Confraternização reúne servidores da segurança pública e justiça em Corumbá
Utilidade Pública
Rompimento de adutora deixa o centro de Ladário sem água