Menu
quarta, 04 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Ibama combate cultivo irregular de transgênicos em terras indígenas de MS

03 dezembro 2024 - 06h25Lucas Mamédio, CG News

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou neste final de semana uma operação cujo foco é o combate ao cultivo irregular de soja e milho transgênicos em terras indígenas de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. 

Ação, nomeada Operação Quimera, envolveu 27 fiscalizações e resultou em embargos de 290 hectares de cultivo ilegal de organismos geneticamente modificados (OGMs), a aplicação de sete autos de infração, totalizando R$ 404 mil em multas, e notificações para que os responsáveis removam os cultivos das áreas embargadas.

Os agentes ambientais atuaram nas Terras Indígenas (TIs) Xapecó e Palmas, em Santa Catarina, e Guasuti, Amambai e Jaguari, em Mato Grosso do Sul. Embora em algumas regiões, como Palmas e Jaguari, não tenha sido identificado o cultivo de OGMs, a fiscalização envolveu o diálogo com as lideranças locais em todas as TIs, com o objetivo de esclarecer sobre os impactos ambientais do uso de transgênicos e sobre a legislação vigente, que proíbe esse tipo de cultivo em territórios indígenas. 

A operação, que contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada em atendimento a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou o cumprimento da legislação ambiental nas terras indígenas. O Ibama já anunciou que continuará monitorando as áreas embargadas para garantir o cumprimento das notificações e evitar novos cultivos ilegais.

Legislação e riscos - legislação brasileira proíbe a pesquisa e o cultivo de OGMs em Terras Indígenas, conforme a Lei n.º 11.460/2007, que estabelece a proibição, salvo exceções previstas nos planos de manejo de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O cultivo de OGMs pode acarretar sérios riscos para o meio ambiente, como a transferência de genes para espécies selvagens, o desenvolvimento de resistência a pesticidas e o surgimento de superpragas. Além disso, o impacto sobre as espécies não alvo pode prejudicar toda a biodiversidade local.

Segundo o Ibama, para as populações indígenas, o cultivo de transgênicos representa uma ameaça às variedades tradicionais de plantas, que foram desenvolvidas e preservadas ao longo dos séculos. Essas variedades possuem grande importância genética e são fundamentais para a criação de novos cultivares. Os monocultivos transgênicos, além de competirem com essas variedades locais, podem afetar o modo de vida e a reprodução cultural das comunidades indígenas, afetando suas práticas tradicionais de cultivo e o equilíbrio ambiental das terras que ocupam, conforme estipulado no artigo 231 da Constituição Federal.

Conforme o Ibama,  a Operação Quimera não vai se limitar apenas ao combate ao cultivo ilegal de OGMs, mas também visa fiscalizar o cumprimento das normas de biossegurança estabelecidas pela Lei n.º 11.105/2005, que regulamenta a pesquisa, produção, manipulação, transporte, armazenamento e descarte de OGMs no Brasilígenas continua sendo uma prioridade. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura Popular
Votação para escolher vencedores do Concurso de Presépios 2024 termina neste sábado
Destaque
Com 93 medalhas, MS fecha as Paralimpíadas Escolares na quinta colocação geral
Justiça Eleitoral
Eleitos em Ladário serão diplomados no dia 17 de dezembro
Desdobramentos
Justiça nega pedido do MP pelo afastamento do prefeito de Ladário
Encontro Nacional
Poder Judiciário avalia estratégias e traça metas para 2025
Beleza Corumbaense
Coroação da Miss e Mister Corumbá 2024 acontece hoje
Desafio
Chicão Vianna celebra a prorrogação da situação crítica de escassez hídrica do Rio Paraguai
Nacional
Economia cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024, diz IBGE
Meio Ambiente
Vereador Elinho pede apoio de autoridades para prorrogar proibição da pesca do Dourado
No centro
PM recupera produtos de lanchonete furtada e conduz suspeito para delegacia
Indivíduo afirma que sacola com produtos furtados foi jogada em sua direção por um desconhecido

Mais Lidas

Últimas 24 horas
Trabalhador rural atacado por porco monteiro é destaque no plantão dos Bombeiros
Alerta
Temporal pode chegar com ventos de até 100 km por hora
Efetivo reduzido
Policiais Penais protestam pela falta de regulamentação da carreira
Agenda reduzida
Lula deve ir só à inauguração de fábrica em MS, dizem deputados