Ainda aproveitando o incentivo do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira, 24 de novembro, o Hemonúcleo de Corumbá (MS), está aberto desde as 07h desta terça-feira, 26, para receber os doadores. O atendimento na rua Colombo, 1250, no Centro de Corumbá, vai até às 13 horas de hoje, sem pausas.
De acordo com a coordenação do Hemosul, os tipos sanguíneos de maior demanda na região são o O+ e o O-. A estimativa é que ao menos 100 pessoas compareçam no Hemonúcleo para doar. Essa é a capacidade máxima de atendimento do núcleo.
A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É importante destacar que não há um substituto para o sangue e seu consumo é diário e contínuo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue, determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e que visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue. Para fazer a doação, é necessário:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.