Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Governo autoriza aceiros com até 30 metros para combater o fogo no Pantanal

27 junho 2024 - 09h56Capital do Pantanal

Em uma decisão emergencial, o governo autorizou a ampliação dos aceiros no Pantanal, permitindo a abertura de até 30 metros para conter os incêndios que se alastram pela região. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, durante o evento de  lançamento da nova plataforma de divulgação de dados sobre incêndios florestais no Pantanal, realizado na sala do Cicoe (Centro Integrado de Comando e Controle Estadual).

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que a decisão partiu do Corpo de Bombeiros, sendo uma medida importante para o combate ao fogo. "Ontem o Cicoe tomou a decisão de ampliar a possibilidade dos aceiros do Pantanal, até então a legislação estabelecia que o produtor rural poderia fazer no máximo 6 metros de aceiro e ontem nós publicamos uma ampliação", disse. 

O secretário detalhou a importância dos aceiros no combate aos incêndios que se alastram pelo bioma. Com a medida os proprietário de fazendas e demais agentes de combate ao fogo poderá abrir faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa com até 30 metros. 

"Você tem as propriedades rurais ou estrada com pasto e capim em qualquer dos dois lados. Então você tem muita dificuldade de reter o fogo ali. Já era autorizado fazer aceiro de 6 metros. O produtor rural pegava a sua máquina com uma esteira e abria 6 metros na beira da sua cerca para exatamente evitar que o fogo chegasse. Isso sempre estava permitido. O que o bombeiro constatou agora é que esse aceiro de 6 metros, dadas as condições climáticas, ele é muito pequeno. Só que se alguém fizesse 7, seria autuado, porque não pode. Então ontem nós liberamos esse aceiro até 30 metros, para esse período", frisou.

A medida terá validade por 180 dias, com objetivo de conter os incêndios até novembro deste ano. "Depois desse período precisa voltar ao que está na legislação, que são 6 metros. Porque ele é utilizado normalmente para limpeza, para passar com carro e não para fogo", acrescentou Verruck. 

Medida foi proposta pelos Bombeiros e terá validade de 180 dias. Foto: Henrique Kawaminami/CG News

A situação enfrentada no Pantanal é considerada rara e sem precedentes devido às condições climáticas atípicas enfrentadas em Mato Grosso do Sul, que anteciparam o período de queimadas em 2024. 

"Nós estamos numa situação climática severa, o Inpe até destaca ela como rara. Ela tem um processo que aconteceu praticamente só em 1941. Então é classificada como rara porque é mais severa do que 2020. Todas as condições presentes no Pantanal, como nível de biomassa para queima, são maiores do que 2020, a seca é mais prolongada que 2020 e o volume de chuva está abaixo da média histórica dos últimos 10 anos. Então todas as condições para a possibilidade de um incêndio florestal são extremamente adversas", concluiu o secretário. Com informações do CG News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral