Menu
quinta, 17 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Fiems inicia discussões para implantar o Observatório da Indústria de MS

28 setembro 2022 - 10h07Assessoria

O Sistema Fiems poderá contar com um observatório para apoiar indústrias, governos e organizações na tomada de decisões baseadas em dados e inteligência. O pontapé inicial do projeto foi dado nesta terça-feira (27/09) pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen. O líder empresarial recebeu no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, representantes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) para compartilhar experiências de sucesso de observatórios estaduais.

Participaram do encontro o gerente do Observatório Nacional da Indústria, Marcelo Bispo; a coordenadora do Observatório Nacional, Ellen Cruz Felizari; a gerente-executiva do IEL-SC e gerente do observatório de Santa Catarina, Eliza Coral; e a analista de inteligência de negócios da Fiesc, Danielle Biazzi Leal.

No período da manhã, a comitiva foi recepcionada pelos líderes técnicos do projeto na Fiems, Ezequiel Resende e Cláudia Borges, que apresentaram um panorama do projeto do observatório sul-mato-grossense. À tarde, o grupo reuniu-se por meio de videoconferência com gerentes de observatórios no Ceará e no Paraná.

O presidente da Fiems defendeu a importância de compartilhar casos de sucesso entre as federações estaduais para atender cada vez melhor o empresariado, que tem se mostrado mais exigente. “As áreas técnicas do Sistema Indústria precisam buscar esses casos de sucesso em nível nacional, trazer para a plataforma da CNI e fazer com que cheguem às federações. Nosso cliente é o mesmo: a indústria”, disse Longen.

O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, destacou que discussões em torno do observatório fazem parte de uma nova visão da federação para o futuro da indústria, que alia desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. “Mato Grosso do Sul conta com 70% território do Pantanal, e estamos vivendo um momento de grande apelo à preservação ambiental e a práticas de ESG (ambiental, social e governança). Para nós isso tem um peso maior. Queremos entender qual o melhor modelo, onde a gente se insere nessa discussão e como devemos fazer nossa lição de casa”, afirma.

Esse foi o primeiro de seis encontros, presenciais e remotos, que serão realizados até dezembro. O trabalho de mentoria tem como objetivo apoiar federações que estão iniciando ou querem reestruturar observatórios. Ao final, é esperado que as federações tenham mais facilidade para elaborar seus planos de implantação do observatório local.

Iniciativa traz dinamismo para a indústria, diz gerente do Observatório Nacional

Em maio deste ano, a CNI lançou o Observatório Nacional da Indústria, que articula esforços entre as federações estaduais e ajuda os industriais brasileiros a manterem a competitividade das empresas por meio da análise de dados. Para Marcelo Bispo, a CNI vê com bons olhos a iniciativa da Fiems em aderir à rede de observatórios da indústria.


“Estamos entusiasmados com isso e entendemos que fortalecer o arranjo local com as federações irá trazer mais dinamismo para o Sistema Indústria, por meio desse espírito colaborativo. Além disso, o importante é buscar sintonia. Transformar ações isoladas em algo mais robusto para o sistema”, pontuou o gerente do Observatório Nacional da Indústria.


Ceará, Paraná e Santa Catarina são os três modelos mais bem-sucedidos de observatórios que estão sendo apresentados pela CNI nas rodadas de mentoria. Eliza Coral detalhou o exemplo catarinense. “Nosso observatório começou em 2013, quando a federação decidiu implantar o Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense. Ao longo desses nove anos, nosso observatório vem acompanhando os indicadores da indústria e desenvolvendo estudos de tendência. Evoluímos bastante com nosso modelo de operação, e hoje atendemos indústrias, governos e organizações”, disse a gerente.

Sobre a atuação dos observatórios da indústria

A partir das demandas apresentadas por empresas e governos, a equipe do observatório ajuda a responder perguntas relacionadas à economia industrial. Empresários que precisam tomar decisões recorrem ao observatório para elaborar estratégias de vendas, conhecer a movimentação dos concorrentes ou as novas tendências tecnológicas que impactam nos negócios. Governantes buscam a análise de dados para definir prioridades de investimento ou acompanhar a efetividade das políticas públicas já implementadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento