Menu
quinta, 21 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Falso crachá do INSS volta a circular em aplicativo de mensagem

21 novembro 2024 - 10h20Martha Imenes, assessoria INSS

Vídeo de crachá falso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) circulou em aplicativo de mensagem nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. No áudio uma pessoa recomenda que o vídeo seja distribuído e alerta sobre tentativa de golpe usando "prova de vida presencial". Na mensagem a pessoa diz que "alguns bandidos mandaram confeccionar crachás falsos do INSS para conseguir entrar na casa" das pessoas. No entanto, não há denúncia sobre essa abordagem aos aposentados e pensionistas do INSS. A imagem desta sexta não é nova, ela começou a ser distribuída em abril deste ano.  Dois meses depois a mesma imagem voltou a circular. Desta vez, o destaque é o verso do crachá falso.

Caso alguém apareça na sua porta com uniforme e crachá do INSS dizendo que foi fazer prova de vida presencial, não atenda e ligue para a polícia. O instituto não usa uniforme e não faz esse tipo de visita. Desde o ano passado a prova de vida é feita pelo próprio INSS com o cruzamento de dados. Mas se o beneficiário quiser fazer prova de vida, pode utilizar o aplicativo ou site Meu INSS

De todo modo, o INSS recomenda que aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílios pagos pelo instituto, não forneçam documentos, fotos, login e senha do Gov.br a estranhos. Desconfie de contatos inesperados: nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais, como a Central 135.

Bloqueio suspenso

Estão suspensos bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano, conforme determinado na Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024. 

Desde o ano passado, o instituto coleta dados governamentais dos cidadãos e atualizando a prova de vida daqueles beneficiários cujas interações sociais identificadas foram suficientes para comprovação de vida.

A portaria de março mudou o período da contagem de 10 meses para a comprovação de vivacidade. Ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela começa na data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

Confira no 135

O INSS explica que faz pesquisa externa somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografia.

O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esclarecimento
MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família
Violência
MS tem o segundo maior índice de mortos pela polícia da história
20 anos
MS Competitivo fortalece a diversificação da cadeia produtiva e gera oportunidades, diz governador
Solidariedade
Caixa Encantada: 6º Batalhão da PM recebe doações de brinquedos até 29 de novembro
Nova data
Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro
Crescimento de 69%
Exportação de industrializados de MS alcançou em outubro o melhor resultado da série história
Informe Publicitário
Fiat Enzo lança modelos híbridos com condições especiais em Corumbá
Na Iagro
Pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos até 30 de novembro
Furto
Moto é recuperada e autor é preso em Corumbá
Plantão
Bombeiros atendem cinco vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Carreira Militar
Entre concursos e processos seletivos, Marinha do Brasil tem 20 oportunidades para 2025
Últimas 24h
Colisão frontal entre motos é destaque no plantão dos Bombeiros
Sem novidade
Corumbá tem o combustível mais caro do estado, diz pesquisa do Procon
Serviço de Qualidade
Chicão cobra posição da Energisa sobre quedas de energia no Município