Menu
domingo, 30 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Evento em Corumbá contribui com sugestões para carta da COP30

27 junho 2024 - 15h39Gesiane S. Lourenço

Encerrado nesta quarta-feira, 26 de junho, no Centro de Convenções de Corumbá, a etapa Pantanal - Diálogos sobre o Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, reuniu ambientalistas, autoridades, políticos, acadêmicos, representantes dos povos indígenas e assentados da região. 

A iniciativa é do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), juntamente com o Comitê Científico sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios no Brasil (Icomos-BR), que através de palestras e oficinas realizadas puderam reunir dados e sugestões que integrarão a carta que será apresentada na COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), em 2025, com alternativas para o cenário do patrimônio cultural e os principais efeitos das mudanças climáticas na região.

Para Luana Campos, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e integrante do Comitê Científico sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos-BR, a realização do evento foi bastante propícia devido a crítica situação de incêndios florestais enfrentada pelo Pantanal atualmente. 

Seu Sbastião, mestre curureiro, contribuiu com as discussões. Foto: Divulgação

Durante os três dias de evento, além da fala de pesquisadores, acadêmicos e instituições ligadas ao meio ambiente, foi possível através de oficinas, debater os impactos das mudanças climáticas no patrimônio cultural da cidade. 

"No primeiro dia, os participantes elegeram bens do patrimônio material, imaterial e natural que representam o Pantanal. Foram apontados: as feiras livres, os festejos, a viola de cocho, os aterros indígenas, os sítios arqueológicos, áreas urbanas históricos e a alimentação tradicional. No segundo dia, eles debateram os perigos das mudanças climáticas, sendo apontado os riscos das cheias e da seca. No terceiro dia, os grupos formularam alternativas que buscam uma soluação para os riscos apontados", explica a professora. 

A questão da vulnerabilidade, envolvendo o poder aquisitivo das pessoas, a má gestão e o pouco conhecimento foram apontados como pontos negativos pelos participantes. Entre as preocupações elencadas estão o risco de desaparecimento dos patrimônios, morte e a descaracterização dos bens e valores da região. 

Grupos elaboraram propostas para mitigar os riscos das mudanças climáticas ao patrimônio cultral de Corumbá. Foto; Divulgação

No último dia do evento, os participantes levantaram propostas e sugestões para evitar e mitigar os impactos das mudanças climáticas no patrimônio cultural da cidade. Essas alternativas serão trabalhadas e compiladas na carta que será entregue na COP30, em 2025. 

Luana Campos destaca que uma das discussões mais latentes diz respeito à cobertura verde das áreas históricas da cidade. "Com o tempo elas são removidas ou deterioradas e não são repostas. Outro ponto abordado foi a preservação do conhecimento tradicional à respeito dos bens apontados, seja na prática agrícola ou na segurança alimentar", detalha Luana, que ainda considera que as propostas elaboradas pelos participantes estão bastante diversificadas, o que é apontado como um ponto positivo pela integrante do Comitê Científico sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos-BR. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de chuva seca baía e mata peixes em Porto Amolar
Operação Pantanal 2024
Mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios
Fronteira
Ministério da Educação autoriza 1º curso de Medicina em Ponta Porã
Justiça
Juizado Itinerante alcança 87% de acordos no Baixo Taquari
Decreto
MPF pede cumprimento de metas para garantir ocupação de cargos por negros no governo federal
Consequência
Fumaça resultante das queimadas escurece o céu de Corumbá
Decisão Polêmica
Casos de tráfico com 40g de maconha serão revisados
Educação
IFMS abre inscrição de trabalhos para Seminário de Pós-Graduação
Reforço completo
Carta aberta firma compromisso pela liberdade ao voto para trabalhadores de MS
Música
Após sucesso de single, Loubet lança primeira parte do DVD em comemoração aos 10 anos de carreira

Mais Lidas

Polícia
Reinaldo Azambuja costura aliança com PL e candidaturas podem se fundir no MS
Operação Pantanal 2024
Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal
28 de junho
Movimento LGBTQIAP+ poderia ser ainda maior em Corumbá, diz Hellen Kadory
Comitiva Ministerial
Marina Silva lamenta impactos do fogo e reconhece esforço conjunto para salvar o Pantanal