Menu
quarta, 04 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Estudante de MS vence Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

04 dezembro 2024 - 11h49Redação do Capital do Pantanal

Grande vencedora da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2024), edição 2024, a estudante sul-mato-grossense Malu Araújo Azevedo recebeu, na segunda-feira (2), a medalha, em uma cerimônia com a participação dos demais medalhistas da etapa regional. Aluna dedicada, ela tem 14 anos e está no 9º ano do Ensino Fundamental. A ONEE 2024 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular, por meio do Programa de Eficiência Energética, foi realizada sob a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IABRADEE), com a colaboração de mais de 40 distribuidoras de energia em todo o Brasil, incluindo a Energisa Mato Grosso do Sul.

A estudante de MS concorreu com mais de 260 mil participantes desta edição da Olimpíada, que tem como objetivo promover práticas de consumo consciente de energia por meio de desafios e provas em formato de games, na primeira fase, e depois com base em questões objetivas, na segunda fase. A etapa regional teve 2.305 inscritos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do estado.

Para o pai de Malu, Regis Azevedo, a participação da filha na ONEE 2024 já tem rendido frutos dentro de casa. “Ela aprendeu e, agora, tem nos cobrado a não ficar gastando energia à toa, como deixar luz acessa sem necessidade ou abrir a geladeira, como o irmão menor faz, e ficar olhando o que tem dentro”, contou.

Malu tem mais de 19 medalhas de participação em olimpíadas, mas a da ONEE 2024 foi a primeira nacional. “Nós estávamos super felizes por ela ter ido para Brasília como a melhor de Mato Grosso do Sul. Chegando lá, ela disputou com os outros participantes e foi a melhor do país”, resumiu o pai, sobre a trajetória da filha”.

Premiação aconteceu nesta segunda-feira (2), na sede da Energisa em Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação

Diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos destacou que eficiência energética é um tema que deve permear as salas de aula. “Estou muito feliz porque participaram deste processo mais de 260 mil crianças, sendo que mais de duas mil são de Mato Grosso do Sul, de escolas públicas e privadas, e a primeira colocada é daqui. O resultado põe Mato Grosso do Sul no lugar que merece. Somos um dos estados que mais crescem no país e o ensino está fazendo a parte dele”, afirmou.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o resultado da Olimpíada é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas escolas campo-grandenses. “O projeto fala sobre energia limpa e nossa aluna contextualizou isso com o currículo e com as disciplinas. Esse prêmio também reconhece o belíssimo trabalho dos professores, da equipe pedagógica, da direção, em trazer para esse aluno um ser crítico pensante na sociedade”, destacou. *Informações da Energisa MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sorte Grande
Mega da Virada: como apostar e concorrer ao maior prêmio da história?
País em Choque
Há 678 dias, Sophia é símbolo de omissão e violência
Em Minas Gerais
Músicos de Corumbá participam de apresentação com a Orquestra Ouro Preto
Radar Industrial
Indústria de MS abriu 201 novos postos formais de trabalho em outubro
Meio Ambiente
MPT defende contratação de cooperativas e associações para coleta seletiva em MS
Bienio 2025/2026
Nova diretoria do Tribunal do Trabalho de MS toma posse na sexta, 06
Brasil
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012
Ação de Governo
Benefício fiscal concedido pelo governo incentiva a expansão da citricultura em MS
Bem-estar animal
Filhotes de tuiuiú e corujas resgatados são transferidos para zoológico em São Paulo
Meio Ambiente
Representantes de 17 estados fazem imersão no Pantanal para estudar conservação

Mais Lidas

Beleza Corumbaense
Coroação da Miss e Mister Corumbá 2024 acontece hoje
No centro
PM recupera produtos de lanchonete furtada e conduz suspeito para delegacia
Indivíduo afirma que sacola com produtos furtados foi jogada em sua direção por um desconhecido
Desdobramentos
Justiça nega pedido do MP pelo afastamento do prefeito de Ladário
Vida Animal
Registro raro: tamanduá-bandeira é visto "tomando banho" no Pantanal