Grande vencedora da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2024), edição 2024, a estudante sul-mato-grossense Malu Araújo Azevedo recebeu, na segunda-feira (2), a medalha, em uma cerimônia com a participação dos demais medalhistas da etapa regional. Aluna dedicada, ela tem 14 anos e está no 9º ano do Ensino Fundamental. A ONEE 2024 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular, por meio do Programa de Eficiência Energética, foi realizada sob a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IABRADEE), com a colaboração de mais de 40 distribuidoras de energia em todo o Brasil, incluindo a Energisa Mato Grosso do Sul.
A estudante de MS concorreu com mais de 260 mil participantes desta edição da Olimpíada, que tem como objetivo promover práticas de consumo consciente de energia por meio de desafios e provas em formato de games, na primeira fase, e depois com base em questões objetivas, na segunda fase. A etapa regional teve 2.305 inscritos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas do estado.
Para o pai de Malu, Regis Azevedo, a participação da filha na ONEE 2024 já tem rendido frutos dentro de casa. “Ela aprendeu e, agora, tem nos cobrado a não ficar gastando energia à toa, como deixar luz acessa sem necessidade ou abrir a geladeira, como o irmão menor faz, e ficar olhando o que tem dentro”, contou.
Malu tem mais de 19 medalhas de participação em olimpíadas, mas a da ONEE 2024 foi a primeira nacional. “Nós estávamos super felizes por ela ter ido para Brasília como a melhor de Mato Grosso do Sul. Chegando lá, ela disputou com os outros participantes e foi a melhor do país”, resumiu o pai, sobre a trajetória da filha”.
Diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos destacou que eficiência energética é um tema que deve permear as salas de aula. “Estou muito feliz porque participaram deste processo mais de 260 mil crianças, sendo que mais de duas mil são de Mato Grosso do Sul, de escolas públicas e privadas, e a primeira colocada é daqui. O resultado põe Mato Grosso do Sul no lugar que merece. Somos um dos estados que mais crescem no país e o ensino está fazendo a parte dele”, afirmou.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, o resultado da Olimpíada é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas escolas campo-grandenses. “O projeto fala sobre energia limpa e nossa aluna contextualizou isso com o currículo e com as disciplinas. Esse prêmio também reconhece o belíssimo trabalho dos professores, da equipe pedagógica, da direção, em trazer para esse aluno um ser crítico pensante na sociedade”, destacou. *Informações da Energisa MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.