Menu
quarta, 15 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Estado antecipa combate ao mosquito Aedes Aegypti em MS

01 setembro 2016 - 08h20Gesiane Medeiros

Todo período chuvoso traz a mesma preocupação para as equipes de saúde do estado e do município: a eclosão dos ovos depositados durante o período de alta incidência. Este ano, o governo do estado decidiu  antecipar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Virus, intensificado já em setembro a capacitação e orientação dos agentes e profissionais de saúde, principalmente do interior, regiões de maior incidência do mosquito.

Apontada como a principal ferramenta de trabalho da Secretaria de Saúde do estado, a Sala de Situação, monitora em tempo real a localização e nível de infestação nas cidades, o que proporciona uma melhor distribuição do trabalho. Os agentes de saúde enviam relatórios sobre a situação encontrada nas residências visitadas e essas informações mapeiam a situação geral do estado.

Em Corumbá, o mês de agosto foi de trabalho intenso dedicado ao propósito de combater o mosquito Aedes. A secretaria de saúde do município realizou em parceria com o Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Infraestrutura e Serviços Públicos, mutirões nos bairros com maior registro de incidência do mosquito. Na última sexta-feira de agosto, 26, a força-tarefa foi realizada no bairro Popular Velha, que registrou índice de 4,6% no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O aceitável é de apenas 1%, por isso a antecipação do trabalho em bairros específicos.

A campanha “Corumbá contra o Aedes aegypti” foi aberta em 5 de agosto com blitz educativa no Lampião Acesso, Posto Esdras e no centro da cidade. No dia 12 houve blitz em frente a Escola Almirante Tamandaré e no dia 19, teve orientação a população no bairro Popular Velha.

Em 2016, Mato Grosso do Sul registrou índice de notificação de 58.136, considerado alto. Em Corumbá, o último LIRAa registrou índice de 0,7%, nada espantoso, porém três bairros tiveram marcas altas, o que causa preocupação, é o caso dos bairros Popular Velha  com 4,6%, Guató com 2,35% e Maria Leite com 1,83%. Os demais estão abaixo do nível aceitável de 1%.

Teste de vacinas

O Instituto Butantan, responsável pela produção de importantes vacinas no país, começa em Campo Grande, nesta quinta-feira (1° de setembro), os testes da vacina contra a dengue.

Na Capital, serão 1,2 mil voluntários que já contraíram ou não a doença. Esses pacientes serão supervisionados durante cinco anos e o monitoramento acontecerá de diversas formas, como contatos por telefone ou com agendamento de visitas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nível Superior
Inscrições no processo seletivo da Educação de Ladário encerra nesta quarta-feira, 15
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Tem unidade em Corumbá
Multa de R$ 827,3 mil contra empresa de mineração vira hospital veterinário sobre rodas
Mais uma vez
Inscrições no concurso da Embrapa é prorrogada até 17 de janeiro
Produto Cancerígeno
Milhares de pacotes de "pó doce" são entregues para análise na Polícia Federal
Prestação de Serviço
Conserto na rede deixa dois bairros de Corumbá se agua nesta terça-feira, 14
Relatório em construção
Educação de Corumbá corre contra o tempo para melhorar estrutura das escolas municipais
Você concorda?
Ano letivo de 2025 iniciará com celulares proibidos em sala de aula
Fake News
Receita esclarece que fiscalização de Pix não afetará os autônomos
Mais de 20 anos
Inscrições para o PCAF da Cidade Dom Bosco ficam abertas até 28 de fevereiro

Mais Lidas

Oportunidade
Ladário abre processo seletivo para nível superior
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Pendências
Prefeito busca solução para garantir a construção de 181 casas populares em Corumbá
Ação policial
Homem acusado de agredir esposa e filhos menores é preso com faca
Em procura pela vítima, homem ameaçou a própria mãe e mais duas pessoas