Menu
sexta, 18 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Encontro discute Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na macrorregião de Corumbá

05 agosto 2022 - 12h27Assessoria/PMC

Terminou nesta sexta-feira, 5 de agosto, o ‘Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde na Perspectiva da Saúde do Trabalhador’. A iniciativa teve como objetivo atingir o conjunto de trabalhadores e gestores do SUS das áreas de vigilância e atenção à saúde primária e especializada e os demais pontos de atenção que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) da macrorregião de Corumbá. 

Aberto na quinta-feira, dia 4, o Encontro permitiu a reflexão em torno das práticas cotidianas à compreensão do trabalho relacionado ao processo saúde-doença e da necessidade do envolvimento de todo o sistema de saúde para garantir o cuidado integral aos trabalhadores tendo como eixo principal a articulação das ações com a vigilância e os Centros de Referência em saúde do Trabalhador e Serviços municipais de Saúde do Trabalhador. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, participou do evento. 

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, representou o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia que marcou o último dia do evento. “A Vigilância e a Atenção em Saúde caminham juntas. Lado a lado para garantir a vigilância e saúde do trabalhador, disse a secretária que lembrou ter começado a carreira como servidora municipal no Cerest (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador). 

Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, disse ser de “extrema importância a integração da vigilância em saúde com atenção primária. Com nossas atividades se complementando podemos proporcionar saúde integral aos trabalhadores”, afirmou. Durante o Encontro Integrado o técnico Fisioterapeuta, Maximiliano Eduardo Ferreira Santana, apresentou as ações desenvolvidas de 2022 pelo Cerest. 

Representando o Governo do Estado, a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Maria Madalena Xavier de Almeida, ressaltou que o Encontro Integrado potencializa a importância da Vigilância em Saúde. “Deixa em destaque a importância da Vigilância de Saúde em todas as áreas da sociedade, como suporte, como apoio, como referência. O que nós temos que fazer é trabalhar para que o trabalho não seja um motivo de adoecer das pessoas”. 

A enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica na Coordenação geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, apresentou a palestra que abordou o tema “Desafios e perspectivas da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador em 20 anos”. Ela disse ser de importância fundamental o fato de “Secretarias municipais de Saúde terem a frente profissionais com especialização em Saúde do Trabalhador ou que, pelo menos, já tenham passado pelo Cerest”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento