Nesta quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de janeiro, o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA), intensifica as ações de fiscalização da "Operação Piracema", em empreendimentos turísticos na região da Serra de Bodoquena (MS). Equipe composta por policiais ambientais de Campo Grande, Aquidauana, Jardim e Bonito visitarão cerca de 40 empreendimentos turísticos nestes dois dias.
Com a chegada das férias e o aumento do fluxo de visitantes em Mato Grosso do Sul, especialmente nos atrativos de Bonito, a PMA reforça seus esforços para mitigar os impactos ambientais gerados pela intensa movimentação de turistas e pela atuação dos empreendimentos locais.
A fiscalização abrangerá os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena, com foco na verificação das estruturas turísticas que utilizam recursos naturais, no cumprimento das condicionantes das licenças ambientais e na observância da legislação ambiental vigente.
Além das fiscalizações, a operação também tem caráter preventivo. As equipes da PMA orientarão visitantes, turistas e responsáveis dos empreendimentos, sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais do estado. A fiscalização incluirá a destinação adequada de resíduos e repressão a eventuais infrações ambientais.
Pesca Predatória
A operação também visa combater a pesca predatória. Paralelamente à fiscalização em balneários da região, a PMA realizará barreiras em estradas vicinais e ações nos pesqueiros locais com foco no combate à pesca ilegal e no transporte de pescado irregular.
Por meio de ações de policiamento preventivo e repressivo, o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental reforça a fiscalização nos rios da Bacia do Paraguai durante a "Operação Piracema". Com o aumento do fluxo de turistas na região de Bonito, referência em turismo de natureza, é fundamental garantir a conservação e a sustentabilidade ambiental dos recursos naturais utilizados no setor. *Informações da PMA
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.