Utilizando uma frase do icônico autor brasileiro, Mário Quintana, a jornalista e fundadora do Capital do Pantanal, celebra as mais de duas décadas do portal de notícias no ar. Em 23 de outubro de 2003 o site estreava em Corumbá (MS) como uma opção inovadora do jornalismo, que na região ainda era dominado pelos jornais impressos. O Capital do Pantanal foi o segundo site de notícias lançado em Corumbá, porém, o único a permanecer no ar ininterruptamente, se tornando assim o portal de notícias mais antigo da cidade.
Em julho deste ano, a fundadora do Capital do Pantanal, participou do podcast Papo e Tereré, onde narrou sua trajetória e todo o processo de criação do portal. Na entrevista, Sylma contou que já na época percebia que o futuro do jornalismo estava na internet, que os jornais impressos perderiam força devido a rapidez e grande alcance que a rede mundial de computadores proporciona a informação online.
"Na minha visão, era muito claro, que o jornal impresso já nascia desatualizado, tudo aquilo que estava sendo noticiado no papel eram notícias de ontem, já dadas na internet com todos os detalhes e atualizações que o caso pudesse ter. Eu tinha certeza que era na internet que eu deveria empreender".
Quando lançado, o Capital do Pantanal contou com grandes parceiros como Carlos Naegele, proprietário do Mídiamax, que muito ajudou divulgando notícias de Corumbá para Campo Grande. Outro grande parceiro foi Cadu Bortolote, companheiro de Sylma na TV Record e rádio CBN, veículos onde ela era correspondente. "Nossos parceiros foram muito importantes para dar visibilidade e credibilidade ao Capital do Pantanal, sou grata a cada um deles", ressalta.
Sylma conta com orgulho sobre o processo de criação do site, que teve como desenvolvedores, profissionais de renome no mercado da web sul-mato-grossense. "O Capital do Pantanal foi lançado com seis fotos na capa, o que na época era um grande avanço e causava um enorme apelo visual para o leitor. A primeira versão do Capital do Pantanal foi desenvolvida pelo engenheiro de software Eduardo Búrger em conjunto com o webdesigner Luis Fernando Almeida Colman, eles foram essenciais para estruturar o site da maneira como eu imaginava".
Ainda sobre os profissionais e parceiros que passaram pelo Capital do Pantanal, Sylma diz que é impossível recordar do nome de todos, afinal, em 21 anos de trajetória, muitos jornalistas passaram pela redação. Sylma conta que tem orgulho em saber que seu site foi vitrine para muitos profissionais da comunicação, que iniciaram carreira no Capital do Pantanal e hoje ocupam cargos de chefia em assessorias da administração pública, na Marinha do Brasil e em outras grandes instituições do estado e do país.
Os colaboradores e colunistas parceiros do Capital do Pantanal também merecem destaque. "Ao longo dessas mais de duas décadas, Sylma recorda de nomes como o parceiro profissional e amigo José Carlos Cataldi, advogado e jornalista, um dos fundadores da rádio CBN, Cataldi era colunista de temas políticos no Capital do Pantanal e faleceu em 2021, vítima da Covid-19.
"Manter um site de notícias no ar, não é tarefa fácil, é necessário muito trabalho e administração firme, ao longo dos tempos enfrentamos dificuldades e grandes desafios, mas sou feliz em dizer, que sobrevivemos a todos. Por isso, tenho a frase de Mário de Andrade como meu lema profissional: "Eles passarão, eu passarinho". Não há outro veículo na cidade de Corumbá que exista por mais de 20 anos", diz Sylma orgulhosa do feito.
"Hoje, como profissional mais madura, entendo que ser a primeira a dar o furo de reportagem não é o mais importante, mas sim, dar a notícia completa, com informações validadas, com imparcialidade e verdade", destaca Sylma Lima, que relembra com emoção da última grande comemoração que realizou para celebrar a fundação do site, quando completados 15 anos no ar. "Foi uma grande festa, com toda minha família presente, além de grandes amigos amigos, autoridades e parceiros. Foi uma noite que mantenho registrada em minha memória com muito carinho."
Na ocasião da celebração dos 15 anos do Capital do Pantanal, em outubro de 2018, estavam presentes autoridades como Bia Cavassa, na época deputada federal, hoje vice-prefeita eleita de Corumbá. Também marcaram presença o deputado estadual Paulo Correa e o deputado federal Beto Pereira, que nesta eleição municipal de 2024, foi concorrente a prefeitura de Campo Grande.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.