O prefeito e a vice a vice-prefeita eleitos neste domingo, 06 de outubro, em Corumbá, Dr. Gabriel e Bia Cassa, receberam o Capital do Pantanal, nesta segunda-feira, 07, um dia após as eleições municipais para responder perguntas enviadas pelos leitores a redação.
A dupla conquistou uma vitória história nas urnas, com mais de 28 mil votos válidos, obtendo um número maior do que a soma de todos os outros três adversários.
A principal pergunta recebida pela redação do Capital do Pantanal foi a respeito da taxa do lixo, que neste ano gerou bastante polêmica e grandes embates entre os poderes executivo e legislativo municipal.
Sobre o tema, Dr. Gabriel disse que a taxa será revista, "o valor é muito alto, chegando em alguns casos a superar o IPTU. O valor é exorbitante. Vamos também reavaliar a forma como foi cobrada e avançar na questão do aterro sanitário de Corumbá".
Sobre a atual folha de pagamento da prefeitura, Dr. Gabriel diz que vai enxugar e cortar o desnecessário.
"Sabemos que muitos comissionados trabalham, mas também existem aqueles que são desnecessários na administração pública, que não trabalham com competência, e são exatamente esses que estão com medo da demissão. Quem é competente e necessário pra cidade, não precisa ter medo".
A respeito da situação da saúde no município, Dr. Gabriel, que é médico cirurgião obstetra, conhecedor da realidade da saúde pública municipal, poderá que há duas situações: os postos de saúde e o hospital.
"Após a transição, vamos avaliar como estamos recebendo a cidade e planejar o que pode ser feito para melhorar. A situação do hospital é muito complicada, precisa ter transparência na administração da unidade".
Sobre suas prioridades de governo, Dr. Gabriel diz que a saúde é uma das principais queixas que recebeu do seu eleitorado e que vai avaliar o planejamento executivo de todas as obras que estão em andamento na cidade, assim como as que estão paralisadas e são essenciais para a população. Obras como o elevador, mercado municipal e a escadinha são exemplos.
Quando questionado sobre a grande diferença de votos que obteve nas urnas, Dr. Gabriel diz que acreditava na vitória, mas não imaginava que seria tão expressiva. "As eleições costumam ser bem disputadas, mas a forma como fomos bem recebidos pela população nos dava a certeza de que o povo estava conosco. Vamos respeitar o voto e administrar com democracia".
Na área da educação, Bia Cassa, vice-prefeita eleita, disse que vai dialogar com os profissionais e sindicatos para buscar melhorias. "A partir da análise dos fatos, vamos planejar as ações com o máximo esforço para melhorar a infraestrutura das escolas e valorização dos professores ", disse Bia.
A dupla diz estar preparada para o grande desafio que sabe que irão enfrentar a partir de janeiro de 2025. "Por isso nos unimos e vamos buscar novas alianças, vamos conversar com todos, sem distinção".