Menu
sábado, 21 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Dia do Homem e da Mulher Pantaneiros é marcado por memórias de lutas ambientais

05 outubro 2024 - 10h04Redação do Capital do Pantanal

Nesta sexta-feira, 04 de outubro, foi celebrado o dia do Homem e da Mulher Pantaneiros. A proposta surgiu a partir de esforços da Sociedade de Defesa do Pantanal (Sodepan), em meados de 1980. Atualmente, a data serve para relembrar os esforços necessários para a conservação do Pantanal feito por homens e mulheres que habitam esse território. 

Sua primeira celebração ocorreu na fazenda Rodeio, na Nhecolândia (município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul). Essa propriedade rural está na planície pantaneira e foi um dos primeiros locais de criação de gado no pós-Guerra do Paraguai, ou seja, é uma fazenda com história centenária.

Na época da criação da data, o Pantanal estava em guerra diante da ação de contrabandistas de peles de jacarés. A intenção da Sodepan foi revigorar o sentimento de pertencimento e valorizar as tradições pantaneiras.

Nos tempos atuais, agora em 2024, também existe uma emergência que é encarar as mudanças climáticas e focar em ações de conservação para mitigar os efeitos causados por extremos.

Em termos de legislação, a lei ordinária n. 3596, de 12 de dezembro de 2008, instituiu em Mato Grosso do Sul a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, que ia do período de 4 a 10 de outubro. Em 2009 ela sofreu alteração pela Lei n. 3791, de 25 de novembro de 2009, e passou a ser entre 12 a 18 de novembro. Em Mato Grosso, a Lei n. 5.835, de 3 de outubro de 1991, instituiu o Dia do Homem Pantaneiro para aquele estado.

Um dos registros principais para se celebrar a data é a questão do ser humano viver no Pantanal de forma intensa e envolvendo a coexistência entre natureza e produção econômica há 286 anos, completados agora em 2023. O primeiro registro oficial de atividade pecuária em terras pantaneiras data de 1737, conforme informações da Sodepan.

O mapa de cobertura vegetal dos biomas do Brasil realizado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) aponta que o Pantanal é considerado o ecossistema mais conservado do Brasil, com a maior percentagem de cobertura vegetal nativa (86,8%) e menor área com ação antrópica (11,5 %). Ao mesmo tempo que existe essa conservação, 95% da região é constituída de propriedades privadas, das quais, 80% da área é utilizada para bovinocultura de corte. O ecoturismo vem, a partir dessa década, despontando para também servir de produto econômico sustentável no bioma.

Outra característica é que Corumbá, considerada a Capital do Pantanal, concentra 44% do território no Brasil. Além disso, é na cidade onde está o Memorial do Homem Pantaneiro, um programa criado pelo IHP para valorizar a cultura e as tradições desse território. O espaço é aberto para visitação, tem entrada gratuita, e funciona de terça a sexta, das 15h às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h. O Memorial do Homem Pantaneiro é reconhecido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) como Ponto de Memória.

Por conta da atividade econômica estar em coexistência com a conservação, existe uma tradição em se aliar o homem e a mulher pantaneiros com a manutenção da natureza. Nesse ponto, vem outro tópico dessa história.

Ponto de memória

Em Corumbá (MS), um dos espaços para valorizar essa riqueza cultural é o Memorial do Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), que fica no prédio histórico Vasquez. Reconhecido como Ponto de Memória, o espaço tem entrada gratuita e apresenta exposição permanente de itens que remontam à tradição rural pantaneira.

O Memorial passa por remodelação do espaço físico para incluir e valorizar a mulher pantaneira ao longo da história. A reinauguração vai acontecer neste segundo semestre de 2024. Essa remodelação é apoiada com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. São parceiros nessa nova etapa Ambiental MS Pantanal/Aegea, ISA CTEEP, Hinove e Fort Atacadista (Grupo Pereira).

Dia Mundial do Animal e da Natureza

Também na mesma data, 04 de outubro, é celebrado em mais de 35 países o Dia Mundial do Animal e da Natureza. A Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente apontou que a data foi criada com o intuito de incentivar a reflexão sobre o cuidado com os animais, preservação e a importância e influência que eles têm na vida das pessoas.

A data foi instituída em 1930, em homenagem a São Francisco de Assis, que era um protetor dos animais e faleceu em dia 4 de outubro de 1226. A celebração do Dia Mundial da Natureza ganhou representatividade a partir de 1978, após a Unesco criar também a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Nesse documento, há entendimento sobre o respeito e a proteção dos animais pelo homem.

Não existe uma afirmação que comprova a ligação entre o Dia do Homem Pantaneiro com o Dia Mundial da Natureza, mas ambas as datas buscam a coexistência e o respeito ao planeta e às suas riquezas naturais. *Informações da Assessoria do IHP.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde dos Idosos
Legislativo homologa Lei que cria Programa Visão Legal na Terceira Idade
Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Estado Própero
Corumbá está entre as cidades destaque na geração de emprego em MS
Por até 30 anos
Governo federal abre consulta para concessão da Hidrovia do Rio Paraguai
Política
Senado aprova PEC do corte de gastos e restrição do PIS/Pasep
Consulta Online
CPNU: resultado de revisão de notas das discursivas já está disponível
Em Corumbá
Inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" é prorrogado até 31 de dezembro
Vagas em Corumbá
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais
Lei sanionada
Governo do Estado cria mecanismos para impulsionar Ciência, Tecnologia e Inovação em MS
Calendário Escolar
Escolas da Rede Estadual de Ensino terão recesso coletivo na última semana de 2024

Mais Lidas

Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Eleições 2024
Vereadores eleitos são diplomados em Corumbá
Decisão Judicial
Justiça anula lei complementar e município terá que exonerar comissionados
Aprovada na Câmara
Reforma administrativa acaba com quatro secretarias do Poder Executivo de Corumbá