Menu
domingo, 06 de abril de 2025
ALEMS - Proteção às Mulheres - Abril 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Dia da Mentira: quando uma brincadeira pode virar crime

Advogado criminalista explica como práticas inocentes podem ultrapassar os limites legais

01 abril 2025 - 10h19Gesiane S. Lourenço

Nesta terça-feira, dia 01 de abril, é celebrado o Dia da Mentira, data anual em alguns países europeus e ocidentais em que é comum fazer brincadeiras e pegadinhas. Mas quando uma mentira se torna crime? Práticas aparentemente inofensivas, com mentiras e pegadinhas, em alguns casos ultrapassam os limites legais e ferem o Código Penal Brasileiro. A liberdade de expressão, embora constitucionalmente assegurada, não é absoluta e encontra limites claros no respeito à honra, à dignidade e à imagem das pessoas. 

A mentira, ainda que dita em tom de brincadeira, torna-se inaceitável no momento em que passa a causar danos concretos à reputação ou integridade moral de alguém, configurando, assim, crimes contra a honra. “Entre esses crimes, destacam-se principalmente a calúnia, a difamação e a injúria, e é essencial compreender as diferenças entre eles”, explica o advogado criminalista Vinícios Cardozo, do GMP|G&C Advogados Associados.

advogado Vinícios CardozoAdvogado criminalista, Vinícios Cardozo da GMP|G&C Advogados Associados. Foto: Divulgação

A calúnia (art. 138 do Código Penal) ocorre quando alguém atribui falsamente à outra pessoa a prática de um crime, sabendo que essa acusação não é verdadeira. A pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. “Já a difamação (art. 139 do Código Penal) consiste em atribuir a alguém um fato ofensivo à sua reputação, mesmo que este fato seja verdadeiro. O que importa é que tal atribuição prejudique a imagem social ou profissional da vítima perante terceiros”, detalha Cardozo. A pena para difamação é de três meses a um ano de detenção, acrescida de multa.

A injúria (art. 140 do Código Penal) caracteriza-se pela ofensa direta à dignidade ou ao decoro da vítima, sem necessidade de divulgação a terceiros. Trata-se de uma agressão moral direta entre ofensor e vítima, cuja pena é semelhante à da difamação: três meses a um ano de detenção e multa. No contexto digital atual, esses crimes contra a honra têm se tornado cada vez mais frequentes, especialmente em razão do uso das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, nos quais informações falsas ou ofensivas rapidamente ganham grande alcance e repercussão.

“Justamente por isso, o Código Penal prevê uma circunstância majorante específica para situações em que a ofensa é praticada por meio que facilite sua divulgação ou permita que atinja um número indeterminado de pessoas, como é o caso das redes sociais, da internet, da imprensa ou de outros meios de comunicação em massa”, avalia o advogado. Prevista no artigo 141, inciso III do Código Penal, ela eleva a pena dos crimes contra a honra em um terço, reconhecendo que a utilização de meios amplos potencializa o dano moral e intensifica a gravidade do crime praticado.

“Nestes casos, é imprescindível que a pessoa atingida busque assistência jurídica imediatamente. O prazo para ingressar com uma queixa-crime é de até seis meses após o conhecimento da ofensa. Paralelamente à ação penal, a vítima também poderá pleitear judicialmente uma indenização por danos morais na esfera cível, como forma de reparação adicional pelos prejuízos sofridos”, completa o especialista. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Concurso do Ibama será aplicado neste domingo em todas as capitais
Crime
Sete trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão de fazenda em Porto Murtinho
Prestação de Serviço
'Prefeito nos Bairros' atende demandas da área central de Ladário
Variedades
Brasil se consolida como destino para eventos de jogos em 2025
Inovação
Governo de MS e Senac iniciam movimento para fortalecer cultura da inovação no Estado
Assistência Social
Assentados e Quilombolas de Corumbá são beneficiados com 120 cisternas de programa federal
Tempo
Fim de semana com queda de temperatura e risco de chuva forte na região
Sábado e Domingo têm mínima de 16°C e máxima de 32°C em Corumbá e Ladário
Assistência Social
Corumbá realiza capacitação sobre Migração e Interiorização com apoio do MDS
Política
Corumbá recebe Ministro Wellington Dias para celebrar investimentos na Casa do Migrante
Justiça e Cidadania
Mutirão garante direitos, saúde e dignidade a mulheres privadas de liberdade

Mais Lidas

Trânsito
Motorista derruba árvore e colide em poste na Porto Carreiro
Cultura
"Reviva 14" nasce com a missão de tirar artistas ladarenses do anonimato
Saúde
Corumbá abre três Unidades Básicas para vacinação neste sábado, 05
Plantão
Motociclista fica ferida em colisão com carro em cruzamento no centro de Corumbá