Menu
domingo, 30 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Dia 85: mais uma aeronave do ICMBio chega à Corumbá

Operação conta agora com cinco aeronaves Air Tractor e dois helicópteros

26 junho 2024 - 09h28Gesiane S. Lourenço

Nesta terça-feira, 25 de junho, 62 bombeiros militares foram designados para substituir as equipes empenhadas nas ações de combate a incêndio florestal presentes no entorno de Corumbá (MS), além das equipes que compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), assumindo as funções de planejamento, logística, operações, geo-monitoramento, finanças e relações públicas.

O reforço de mais uma aeronave enviada ICMBio, através do Governo Federal, chegou na cidade ontem, totalizando cinco aeronaves Air Tractor empenhadas na operação. Uma do CBMMS e quatro do ICMBio, além de dois helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo).

De acordo com o relatório diário divulgado pelos Bombeiros, nesta terça-feira, 25 de junho, os esforços continuaram na região da BR 262, próximo da ponte do rio Paraguai, onde o foco está isolado. Foi realizado monitoramento e segurança durante todo o dia. O fogo foi controlado, restando apenas pontos de calor na área queimada, que segue sendo monitorada.

Nas proximidades da Fazenda Bodoquena, no lado Sul, foi concluída a confecção de aceiros.

A mudança na direção do vento concentrou as equipes próximas à BR 262, onde aceiros estão sendo confeccionados juntamente com maquinários da Fazenda BR PEC.

Bombeiros atuam nas regiões do Forte Coimbra, Paraguai Mirim, Caimasul e na região próxima a área urbana de Corumbá.Aceiros são costruídos em pontos estratégicos para reduzir a potência de alastramento do fogo. Foto: CBMS

Na região entre o rio Miranda e rio Abobral, duas guarnições realizaram combate durante todo o dia. No local, foram empenhadas quatro aeronaves Air Tractor do ICMBio, próximo à Fazenda Baía Mondego, onde equipes do PrevFogo também apoiam os trabalho em direção à Fazenda Vai Quem Quer.

Ao norte do Rio Abobral, na região da Fazenda Santa Fé do Rosário, equipe controla foco de incêndio presente na área. 

Aeronave do ICM Bio realizaram sobrevoos nas regiões do Abobral, Mirada e ao norte do rio Taquari para avaliar pontos de atenção e estratégias que colaborem com o trabalho da equipe de solo. 

Foco na região próxima do rio Taquari havia sido controlado há dias atrás, porém houve novo acionamento na segunda-feira, 24 de junho. Após o sobrevoo, foi feito o reconhecimento da área, e em seguida a mobilização junto à Fazenda Itá. Foi orientado que seja confeccionado aceiro na área da frente do fogo. Está sendo providenciado o envio de uma equipe composta pelos novos militares em atividade para iniciar o combate na região, com previsão de chegada na manhã de hoje. 

Na tarde de segunda, 24 de junho, na região da Baía do Tamengo, próximo a Corumbá, houve acionamento para proteção a um ninho de Tuiuiú ameaçado pelo fogo na região. Uma frente de incêndio colocava em risco a árvore onde o ninho estava localizado, a apenas 7 km em linha reta de Corumbá (MS). O foco foi extinto com o uso de motobomba na margem oeste do Rio Paraguai. Na terça, 25 de junho, a equipe voltou ao local e realizou o rescaldo da área, que se encontra em segurança e segue sendo monitorada.

Na região da Maracangalha equipes controlaram o foco de incêndio durante a tarde a segunda, 24 de junho, e realizaram rescaldo utilizando a aeronave Air Tractor. A área segue sendo monitorada. Nesta quarta, 2 de junho, uma nova equipe será mobilizada para continuar as atividades por terra.

Na manhã desta terça, 25 de junho, equipes realizaram inspeção na área próxima à Reserva Indígena Kadiwéu, e não avistou mais focos de incêndio na região. A princípio, a queda na temperatura, que teve inicio ontem contribuiu para o controle na linha dos aceiros que vinham sendo abertos na região. Na leitura dos satélites também não houve identificação de focos de incêndio. A área continua sendo monitorada.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de chuva seca baía e mata peixes em Porto Amolar
Operação Pantanal 2024
Mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios
Fronteira
Ministério da Educação autoriza 1º curso de Medicina em Ponta Porã
Justiça
Juizado Itinerante alcança 87% de acordos no Baixo Taquari
Decreto
MPF pede cumprimento de metas para garantir ocupação de cargos por negros no governo federal
Consequência
Fumaça resultante das queimadas escurece o céu de Corumbá
Decisão Polêmica
Casos de tráfico com 40g de maconha serão revisados
Educação
IFMS abre inscrição de trabalhos para Seminário de Pós-Graduação
Reforço completo
Carta aberta firma compromisso pela liberdade ao voto para trabalhadores de MS
Música
Após sucesso de single, Loubet lança primeira parte do DVD em comemoração aos 10 anos de carreira

Mais Lidas

Polícia
Reinaldo Azambuja costura aliança com PL e candidaturas podem se fundir no MS
Operação Pantanal 2024
Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal
28 de junho
Movimento LGBTQIAP+ poderia ser ainda maior em Corumbá, diz Hellen Kadory
Comitiva Ministerial
Marina Silva lamenta impactos do fogo e reconhece esforço conjunto para salvar o Pantanal