Menu
terça, 02 de julho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Dia 84: Bombeiros mantém ações em diversas áreas do Pantanal e monitoram as divisas do estado

Mais uma aeronave chega em Corumbá nesta terça; e pelo menos 40 homens da Força Nacional chegam nesta semana

25 junho 2024 - 10h19Gesiane S. Lourenço

A Operação Pantanal 2024 de combate aos incêndios florestais no bioma completou 84 dias de atuação nesta segunda-feira, 24 de junho. Os Bombeiros possuem seis equipes distribuídas nas regiões de Porto Esperança, Buraco das Piranhas, Curva do Leque, e Porto da Manga, além do uso de aeronaves para contenção de incêndios nestas regiões, monitoramento e prevenção, com apoio de produtores rurais. 

O monitoramento continua sendo realizado no Pantanal do Mato Grosso (MT), em Porto Murtinho (MS) e no Pantanal do Nabileque (MS). Um reforço do Governo Federal chegará nos próximos dias a Corumbá, com mais três aeronaves pelo Ibama e 60 militares da Força Nacional, sendo 40 nesta semana e outros 20 em data posterior com 10 camionetes equipados para Combate a Incêndio Florestal, que são enviados pelo Ministério

Ontem, Bombeiros realizaram combate noturno na região do Abobral e depois se dividiram para monitorar a área, porém, devido mudança na direção do vento, uma nova operação conjunta, com aviões, deve ser feita nesta terça-feira, 25 de junho, com o envio de mais combatentes ao local.

Intensos combates na região do Rio Areião finalmente conseguiram controlar os focos de incêndio que ameaçavam avançar na margem sul da Estrada Parque Pantanal. A operação contou com o esforço conjunto de duas aeronaves Air Tractor do ICMBio e guarnições de combate, que trabalharam de maneira coordenada para conter o fogo. As equipes permanecem vigilantes para evitar novos focos e minimizar os danos à vegetação local.

Duas guarnições de Combate a Incêndio Florestal e uma aeronave Air Tractor combateram as chamas na Região de Maracangalha. Ao final do dia de ontem, o fogo foi controlado e está em monitorado com uso de drones por militares no local, além da Sala de Situação com monitoramento remoto por satélite.

Os combates continuam em Porto Murtinho (MS) para conter um incêndio que já dura quatro dias. O esforço é conjunto entre fazendeiros da região do Barranco Branco e militares do Corpo de Bombeiros de MS. A previsão mostrava uma mudança na direção dos ventos, fator que dificulta e extinção das chamas.

As Bases Avançadas Redário e São Lourenço estão monitorando um foco de incêndio no Pantanal, na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O incêndio, que já dura meses na região do estado vizinho, continua a ser uma ameaça significativa. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul permanece em alerta devido aos focos próximos à divisa. As autoridades locais intensificam os esforços para controlar o fogo e prevenir que ele se alastre para outras áreas, ressaltando a importância da cooperação interinstitucional e da vigilância constante na proteção do bioma pantaneiro.

Nesta terça-feira, 25 de junho, equipes estão concentradas na região do entorno de Corumbá, com apoio das aeronaves do Governo do Estado e também das fornecidas pelo Governo Federal, atuando ao norte da cidade com uma equipe por terra e uma das aeronaves para contenção do fogo que avança para os ranchos a beira rio.

Na BR-262, guarnições avançam nos combates as chamas na Região do Porto Esperança e próximo a ponte sobre o rio Paraguai. Continua em vigência, a observação na área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, localizado no município de Naviraí (MS), feita pela Sala de Situação, em Campo Grande. A atenção está voltada para uma ilha entre o Rio Paraná e o Rio Ivinhema. O IMASUL e o CBMMS continuam monitorando a região em conjunto.

Os trabalhos no dia de hoje utilizam quatro aeronaves Air Tractor, sendo uma do CBMMS e outras três do ICMBio; dois  helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo);  sete caminhões de combate a incêndio e 25 camionetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual. Ao todo, 107 militares, além de brigadistas do PrevFogo atuam no bioma nesta terça. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Área incendiada em 6 meses no Pantanal é quase tudo o que queimou em 2023
Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Festa
Arraiá do Ernestinho acontece nesta sexta-feira (05), na Cidade Dom Bosco
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
Segunda vez
Corumbá é a única de MS à receber selo Abrinq de Prefeito Amigo da Criança
Entenda
Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje
Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Histórico
Há 30 anos, Plano Real derrubava hiperinflação e estabilizava economia
Aquidauana
Pantanal Tech encerra programação com bandeira da produção sustentável e tecnológica em MS
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal

Mais Lidas

Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal
Tempo
Julho começa com frio em MS e temperatura sobe ao longo da semana
Corumbá amanhece com 13°C e pode atingir a máxima de 26°C