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Destino do Terminal Portuário de Porto Murtinho será definido em leilão entre 20 e 27 de janeiro

10 janeiro 2025 - 08h42Ariosto Mesquita

São quase cinco hectares de um complexo portuário ativo até 2021, movimentando produtos minerais e agropecuários pela mansidão do Rio Paraguai, no Brasil (município de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul) até o estuário do Rio da Prata, na Argentina. Ex-funcionários lembram, saudosos, que uma barcaça conseguia transportar uma carga equivalente a até 900 caminhões. Agora, após retomar concessão, o Governo de MS decidiu vender o Terminal de Porto Murtinho. Para isso, estabeleceu processo licitatório na modalidade “leilão”, que acontecerá no período de 20 a 27 de janeiro exclusivamente pela plataforma eletrônica www.reginaaudeleiloes.com.br.

Antes disso, os interessados poderão conferir in loco o “pacote logístico” no período reservado para a visitação, marcado para os dias 15, 16 e 17 de janeiro (próximas quarta, quinta e sexta-feira) das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas (horário local – MS). Para isso, os pretensos compradores devem fazer o agendamento (até um dia antes do final deste prazo) com a equipe leiloeira por um dos seguintes canais: (67) 3363-5417 e (67) 98124-8953, indicando o nome e telefone de quem comparecerá à visitação, além de encaminhar cópia do respectivo documento de identidade para o endereço de e-mail: [email protected]. A organização sugere aos visitantes utilizar roupas de segurança como calça jeans, botas ou calçados fechados sem salto.

O lote único do leilão envolve uma área de 47.363,81 m2 (três matrículas distintas) no centro da cidade de Porto Murtinho e às margens do Rio Paraguai. De quebra, o arrematante tomará posse também de toda a estrutura do porto, que inclui, dentre outras coisas, um galpão industrial misto de 3.783 m2, balança rodoviária, tulha, guarita, via de acesso, compressores, plataforma de descarga, elevador industrial, correias transportadoras, quadro de comando elétrico, moega e equipamento de aeração. Além disso, um contorno viário pavimentado liga a entrada da cidade (para quem vem da capital, Campo Grande) ao porto. O lance inicial é de R$ 16.665.000. De acordo com o edital, “o intervalo mínimo de diferença de valores que incidirá em relação aos lances deverá ser R$ 50.000”.

Hub logístico

Estrategicamente erguida às margens do Rio Paraguai a pequena cidade de Porto Murtinho (com menos de 20 mil habitantes), vive a expectativa de se consolidar como um dos principais hubs logísticos da América do Sul.

Junto com a Rota Bioceânica - estrada em estruturação, cruzando o continente, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, passando pelo município – o Terminal Portuário reforça uma opção multimodal (rodoviário e hidroviário) para exportação e importação, o que possibilita reduzir custos e tempos de entrega. Com a Bioceânica, o Brasil sonha em escoar seus produtos (soja, milho, carne, etanol, DDG, celulose, algodão, etc.) para Ásia, Oceania e Costa Oeste da América do Norte com uma redução de até 17 dias de transporte, além de receber insumos e mercadorias com sensível redução de frete.

Marco desta conexão é a construção da ponte sobre o Rio Paraguai (com perto de 60% das obras já concluídas), com 1.294 metros de extensão. Quem chega a Murtinho percebe claramente que a cidade respira esta expectativa de futuro breve. Na entrada da cidade é possível ver um enorme terminal logístico tendo ao lado um ponto de parada “gourmet” com o sobrenome “Caminho dos Andes”. Na orla, um marco estrutural classifica o município como “Portal da Rota Bioceânica”, enquanto o slogan “O novo Canal do Panamá” da administração do prefeito Nelson Cintra, não esconde a ambição.

Todos os detalhes sobre a visitação e o leilão do Terminal Portuário de Porto Murtinho – incluindo edital completo - podem ser conferidos na plataforma eletrônica da leiloeira https://www.reginaaudeleiloes.com.br/leilao/sad-ms-de-governo-do-estado-de-mato-grosso-do-sul/1575. Canal para esclarecimento de dúvidas e detalhamento de informações sobre procedimentos do leilão: 67- 3363-5417.

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