No dia 30 de março, o Instituto Homem Pantaneiro completa 23 anos de criação. Para comemorar essa trajetória, estão sendo realizadas atividades culturais e de conservação ambiental, com o objetivo de alertar sobre a necessidade de ações emergenciais para mitigar as mudanças climáticas. As ações acontecem entre os dias 27 e 30 de março.
Na manhã de ontem (27), os estudantes da Escola Sesi Corumbá participaram de uma palestra sobre a importância da biodiversidade e da necessidade do plantio para a restauração do Pantanal.
Além de aprenderem sobre a conservação do bioma, os alunos se uniram às crianças da CEMEI Miriam Mendes, do bairro Guatós, para colocar em prática o que aprenderam. Juntos, plantaram mudas de árvores, vivenciando na prática o compromisso com o meio ambiente. Durante a atividade, os participantes aprenderam como plantar, regar e cuidar das mudas, reforçando o conhecimento adquirido.

Nathalie, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Sesi e integrante da equipe de robótica TupiTech, participou do plantio por meio de uma parceria entre o Instituto e sua equipe.
"Estou aqui por meio do nosso projeto TupiTree, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro. Esse projeto teve início em meados de 2021, e teve foco na frente das manilhas da Escola Sesi de Curumbá, onde a gente plantou algumas mudas, e foi algo com foco só no Sesi. Então, esse ano a gente conseguiu expandir um pouco esse projeto, e a gente está aqui agora na CEMEI. Eu, particularmente, nunca vim para essa parte da cidade, e eu estou muito feliz por estar aqui e conhecer essa escola muito linda, fofinha, com essas crianças. E é uma nova experiência para mim, porque eu nunca fiz isso, sabe, de plantar árvores, coisas com essas crianças. E eu acho que também vai ser uma experiência muito boa para elas, de aprendizado. E eu estou muito feliz por estar aqui." afirmou Nathalie.
O biólogo do Instituto Homem Pantaneiro, Sérgio Barreto, destacou a relevância de ações como essa para a conservação do bioma. "É muito importante que a gente faça ações como essa, para que a gente tenha um mundo melhor e o nosso meio mais verde, acho que isso é o mais importante."
As celebrações do aniversário do Instituto seguem até o dia 30 de março, com mais ações voltadas à educação ambiental e preservação do Pantanal. A iniciativa reforça o compromisso da organização com a conscientização e o engajamento da comunidade na proteção desse ecossistema único.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá recebe Mutirão Jurídico e de Saúde

Projeto Nossa Energia chega a Corumbá e simplifica negociação de débitos

Prefeitura de Corumbá empossa 30 aprovados em concurso público

Após matéria do Capital do Pantanal, moradora do centro tem energia restabelecida

Dia da Mentira: quando uma brincadeira pode virar crime

Pedir a CNH definitiva no Detran de Mato Grosso do Sul é rápido e descomplicado

Caminhão arrebenta fiação no centro e moradores estão a quase 24 horas sem luz
Abril começa chuvoso e com alerta de tempestade na região
Corumbá e Ladário têm mínima de 16°C e máxima de 34°C nesta terça-feira, 1º de abril

Mato Grosso do Sul conquista o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV
