Já na fase final do processo de adoção, menino de 10 anos, natural do interior de Mato Grosso do Sul, embarcará nas próximas semanas para a Itália para viver com a família adotiva. O casal, que está no Brasil desde fevereiro, visitou pontos turísticos de Campo Grande com a criança e recebeu, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, o álbum do projeto "Laços do Pantanal: uma história contada".
O projeto-piloto foi desenvolvido pela Cejai (Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional) de MS e tem o objetivo de registrar, por meio de fotografias, o início da nova jornada familiar da criança adotada no contexto de adoções internacionais.
Conforme o Tribunal de Justiça do Estado, o casal veio ao Brasil após concluir todas as etapas legais do processo de adoção e agora finaliza o estágio de convivência. Durante os 30 dias em Campo Grande, a família visitou o Bioparque Pantanal e participou de momentos de lazer que foram registrados no álbum do menino.
O material inclui a nova certidão de nascimento, fotografias e informações sobre os gostos pessoais da criança, como músicas e brincadeiras preferidas. Também há detalhes sobre sua cidade natal, tradições e aspectos culturais para que, no futuro, ele possa resgatar sua história.
Para o corregedor-geral da Justiça, Ruy Celso Barbosa Florence, a iniciativa busca preservar a memória da criança e de sua nova família. "Não é só para a criança, mas também para os pais adotivos. Ficamos muito felizes com esse encontro e desejamos que essa nova família seja muito feliz e venha nos visitar sempre", destacou.
Ele explicou ainda que uma cópia do álbum ficará no acervo do projeto, criando um histórico dos casos registrados. Além disso, páginas em branco foram reservadas para que a família possa registrar novas fases, como a adaptação à escola, a nova casa e a vida na Itália.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo de MS regulamenta programas que buscam inclusão social para mulheres e famílias vulneráveis
Bombeiros registram 11 ocorrências com oito vítimas atendidas em 24 horas
TempoFim de semana de sol encoberto com alerta para chuva forte na região
Sábado e domingo têm mínima de 24°C e máxima de 37°C

Feira científica do IHP destaca ações de monitoramento no Pantanal

Crianças e adolescentes participam de plantio em comemoração aos 23 anos do IHP

Corumbá é selecionada para integrar programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

Idoso atropelado por motociclista evadido está no CTI

Cresce 9% o número de atendimentos realizados pela Defensoria de MS

Exemplo de cidadão e profissional, Dr. Wilson Baruki completa 90 anos
