Até 11 de abril, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS) realiza uma ação intensiva de fiscalização em obras e serviços da construção civil em Corumbá. Três agentes de fiscalização devem visitar cerca de 70 canteiros para identificar projetos, responsável técnico, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e placa de identificação de obra.
As principais infrações encontradas pela fiscalização do Crea-MS são a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pessoas exercendo ilegalmente a profissão e a atuação de empresas sem registro no Crea.
“Das atividades da engenharia, agronomia e geociências fiscalizadas pelo Conselho, a construção civil é a que mais apresenta irregularidades. O custo é o principal argumento utilizado por aqueles que, erroneamente, optam por construir ou reformar sem acompanhamento técnico”, explica a presidente do Crea-MS, Vânia Mello.
A elaboração de projetos e a execução de obras e serviços sem a supervisão de um profissional habilitado pode gerar uma série de problemas. “Além de ser uma exigência da Lei Federal 5.194/66, a presença de um responsável técnico evita desperdícios de materiais, impede falhas estruturais e assegura instalações elétricas e hidráulicas bem planejadas, reduzindo riscos como incêndios e vazamentos. Além disso, a ausência desse profissional pode dificultar a obtenção de financiamentos e documentos essenciais, como o habite-se”, destaca Vânia.
Denúncias ou dúvidas podem encaminhadas para verificação pelo Departamento de Fiscalização do Crea-MS através do link https://ecrea.creams.org.br/DenunciaFiscalizacao/Inserir
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CRAS de Ladário reúne crianças, idosos e gestantes para celebrar a Páscoa

Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
Fim de semana segue nublado com risco de chuva a qualquer hora
Sábado tem máxima de 34°C e domingo de 31°C

Transbordo passa a funcionar temporariamente no Terminal Antônio Maria Coelho

Prefeitura de Corumbá estabelece 8 horas de trabalho por dia para comissionados

Brigadas Voluntárias do Pantanal concorrem ao Prêmio Faz a Diferença 2025

Caminhadas Penitenciais renovam a fé dos católicos na Semana Santa
Sexta-feira Santa começa ensolarada, mas chuva pode cair a qualquer hora
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C

Gerente de mercado diz que produtos são todos monitorados
