A tradição de contemplar o desfile cívico-militar de aniversário da cidade foi mantida por grande parte dos corumbaenses, que nesta quarta-feira (21), lotaram a avenida Marechal Rondon, para comemorar os 238 anos de Corumbá e assistir as 56 instituições que desfilaram esbanjando orgulho, alegria e beleza. O clima era de uma grande festa, iniciou as 16 horas debaixo de um sol tranquilo para quem é acostumado com o calor da cidade e terminou com shows de artistas locais e consagrados em Corumbá.
As instituições militares, como de costume, foram as primeiras a desfilarem, os militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil, mostraram aos espectadores o quão são fortes para cumprir a missão de proteger e resguardar a vida dos pantaneiros. Em seguida deu início ao desfile da Banda Municipal Manoel Florêncio, o Centro de Convivência de Idosos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e então os diversos colégios da Rede Municipal de Ensino (REME). Ao todo, 4,5 mil alunos e professores participaram do ato de cidadania.
Para dona Cataria Souza, de 63 anos, assistir ao desfile é um ato de amor por Corumbá, “nasci nessa terra e tenho muito orgulho disso, não perco um desfile, todos os anos trago meus dois netos para ver de perto como é bonito os estudantes desfilando e tocando, quero que eles cresçam com o mesmo amor e respeito que tenho pela nossa cidade”.
Quase todas as escolas trouxeram suas bandas de música e abriram seus desfiles com as famosas balizas acrobáticas, todos estavam bastante animados. Algumas decidiram explorar temas como as Olimpíadas Rio 2016 e as riquezas naturais do Pantanal, outras evidenciaram projetos educacionais que fazem sucesso entre os alunos.
Paulo Duarte, o prefeito, participou de todo o desfile, mas acompanhou tudo do chão, não ocupou lugar no palanque oficial, por diversas vezes se aproximou dos participantes e cumprimentou a todos pela belíssima participação.
A felicidade em comemorar os 238 anos de Corumbá era tanta que após o desfile, todos continuaram na Praça Generoso Ponce, para curtir os shows de artistas locais. Se apresentaram no palco, o sertanejo Marinho Azevedo, Gersinho e Banda com muito pagode e sertanejo e o encerramento ficou por conta da Bateria Barcelona do Mestre Diego, nota dez do carnaval 2016.