A secretaria municipal de saúde de Corumbá confirmou nesta terça-feira (21), mais dois óbitos causados por Covid-19 na Santa Casa. Um dos falecimentos ocorreu no final da manhã desta segunda e o outro em 16 de julho, porém com resultado positivo, confirmado por exame laboratorial ontem, quatro dias após a ocorrência da morte. Corumbá agora registra 23 óbitos por Covid-19.
A 22ª vítima, homem de 71 anos, foi internado no Hospital da cidade no dia 7 julho, com diagnóstico de Colestase Hepática (doença que acumula bile no fígado). Ele relatou comorbidades como diabetes e hipertensão. Seis dias depois, o idoso foi transferido para enfermaria e Covid-19 e teve amostra coletada no dia 15 de julho. O óbito ocorreu no dia seguinte, 17 deste mês. E o laudo do Laboratório Central (Lacen), com testagem positiva para Covid, só chegou ontem na Santa Casa.
A 23ª vítima, mulher de 77 anos, falecida nesta segunda-feira (20), era ex-fumante e tinha hipertensão. A notificação ocorreu no dia 17 de julho, quando no mesmo dia obtiveram resultado positivo em teste rápido. Ela permaneceu na Santa Casa internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), até o registro do falecimento, no final da manhã de ontem.
Números da Covid em Corumbá
Segundo dados do boletim municipal de saúde divulgado na tarde de ontem, Corumbá possui 778 infectados um a menos do que indica os números da Saúde Estadual. Destes 456 estão recuperados. Dos 33 leitos disponíveis, entre clínicos e UTI, a cidade tem 29 ocupados e 4 livres. As notificações somam 7137, 6351 foram descartadas e 8 aguardam por resultado de exame.