Na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma capacitação voltada aos servidores da pasta. A formação teve como tema central a Migração e Interiorização de Migrantes e foi conduzida por Niusarete Margarida de Lima, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O objetivo do encontro foi qualificar a equipe técnica para fortalecer as políticas públicas de acolhimento humanizado a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, com ênfase nos processos de interiorização e integração social.
A capacitação contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, que reforçou o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais acolhedora e solidária:
“A migração é uma realidade cotidiana em nosso município, e nós temos o dever de garantir que essas pessoas sejam acolhidas com respeito, dignidade e acesso às políticas públicas. Essa capacitação é essencial para que nossos servidores estejam preparados para lidar com essas demandas de forma qualificada e humanizada. Agradecemos ao MDS por essa parceria fundamental", destacou Bia.
Além dos servidores municipais, participaram do evento técnicas da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a articulação entre os poderes municipal e estadual no atendimento à população migrante.
A Defensoria Pública da União (DPU), parceira essencial no processo de regularização documental de migrantes, também marcou presença, reforçando o compromisso com a garantia de direitos e o acesso à cidadania para todos que chegam a Corumbá em busca de novas oportunidades.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campanha de limpeza avança em quatro regiões de Corumbá

Bira sugere identificação de prédios e logradouros de relevância histórica na cidade

CREA-MS intensifica fiscalização de obras em Corumbá

Mato Grosso do Sul registra abertura de 1.201 novas empresas em março
Colisão entre carro e moto é destaque no plantão dos Bombeiros
Terça-feira tem sol, mas clima instável pode trazer chuva de repente
Corumbá e Ladário têm mínima de 21°C e máxima de 33°C

Centro de Atendimento ao Cidadão muda de endereço e funciona na rua Dom Aquino

Procon de Corumbá age rápido e atende requerimento de vereador antes mesmo de recebê-lo

Energisa paga R$ 18,5 milhões por deixar 242,2 mil clientes sem energia em MS
