O Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio será lembrado em Corumbá na próxima sexta-feira, 09 de setembro, com uma mobilização e sensibilização dos mais diferentes segmentos da sociedade, por meio de uma intervenção psicossocial visando à qualidade de vida com foco na prevenção.
As atividades serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura e parceiros e os trabalhos serão abertos às 08 horas, pela secretária de Saúde, Desiane Silva, no auditório da Prefeitura.
Está programada uma palestra com a neuropsicóloga Evanilza Mateus, às 08h15, com o tema “Falando abertamente sobre suicídio”. Em seguida, a coordenadora do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Lielza Carrapateira, faz um balanço sobre casos na região pantaneira. A programação será encerrada com um Abraço pela Vida.
A data
O Dia Internacional de Prevenção do Suicídio é celebrado em 10 de setembro. Este ano, o tema é “Como Vai Você?”. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na Maioria das vezes, no entanto, é possível evitar que esses pensamentos suicidas virem realidade.
A primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema.
Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim a própria vida. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.
Os meninos normalmente se matam mais, embora elas tentem mais vezes do que os meninos. Essa tendência também acompanha os adultos, por causas culturais relacionadas a costumes e preconceitos sociais.