Os 31 dias do mês de agosto superaram, em mais que o dobro, o nível de chuva acumulada em Corumbá. Esperava-se uma média de 25,9 e acumulou-se 57,4, as informações são do CEMTEC – MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). Segundo o órgão o dia mais chuvoso de agosto foi dia 9, quando se atingiu nível de 20,6 mm de água.
O mês de setembro iniciou embaixo de água e com temperaturas muito baixas, os corumbaenses enfrentam o terceiro dia consecutivo de chuva com temperaturas entre 10 e 13 graus. O frio chegou na cidade na madrugada do último sábado (3) e deve ficar até a próxima quinta-feira. A previsão do Climatempo é de que na sexta-feira desta semana, a temperatura inicie em 18 graus e atinja a máxima de 33, podendo ocorrer pancadas de chuva isoladas.
Em 2 de agosto, última sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulgou alerta vermelho para chuvas intensas em pelo menos 29 cidades de Mato Grosso do Sul, Corumbá estava presente na lista. Segundo o instituto, o acumulo de chuva poderia variar entre 20 mm e 50 mm e os ventos atingir de 40 a 60 quilômetros/hora. O risco era de alagamento, queda de galhos de árvore e de falhas na energia elétrica. Felizmente, não houve registros no Corpo de Bombeiros.
Para hoje, 5 de setembro, o Climatempo aponta frio e chuva durante todo o dia, a máxima pode chegar apenas até 15 graus, corumbaenses devem enfrentar ventos de até 15 quilômetros e a chuva pode somar um volume de água igual a 11 mm. Se assim continuar, a cidade pode como em agosto, novamente ultrapassar o nível de chuva esperado para o mês.