Menu
quinta, 26 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS

12 junho 2024 - 10h48Gesiane S. Lourenço

Empresários de Mato Grosso do Sul agora podem contar com consultorias que vão mapear e nortear práticas de sustentabilidade de empreendimentos turísticos, culminando em uma certificação internacional creditada pelo GSTC - Conselho Global de Turismo Sustentável. Trata-se do selo Good Travel Seal – da fundação holandesa, sem fins lucrativos Green Destinations. As consultorias serão guiadas pelo Senac MS, em parceria com o Del Turismo, Sebrae, Setescc e Fundtur. O lançamento foi nesta terça-feira (11), no Senac Turismo e Gastronomia, e contou com representantes do segmento e representantes do Sistema Fecomércio MS.

Para esclarecer os temas principais da sustentabilidade, as consultorias para a certificação chegam para chancelar quem já adota práticas sustentáveis e ajudar quem deseja implementar a sustentabilidade como um dos pilares de negócio. É uma iniciativa que visa aumentar, ainda mais, o valor agregado das atrações de Mato Grosso do Sul.

Para a consultora de educação profissional do Senac MS, Camila Fernandes, com este lançamento, o Senac viabiliza, também para pequenos e médios empresários, as oportunidades que uma certificação internacional traz. “Todos os passos a serem seguidos para a conquista da certificação seguem uma metodologia, que serve como uma plataforma, que vai orientar destinos e negócios a se adequarem e cumprirem os critérios do GSTC. O Senac e os parceiros entram como facilitadores para essa conquista”, explica.

O diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, explicou que a nova certificação amplia o portfólio de ofertas para os empresários. “É um benefício que o Sistema Fecomércio oferece aos empresários do segmento. Buscar essa conquista hoje significa vantagem competitiva, fortalecimento de marca, eficiência operacional, impacto positivo na localidade onde a empresa está estabelecida”, explica. “Sem falar no cumprimento de normas e legislações. Com a ferramenta, esses empresários poderão avaliar o grau de maturidade em que se encontram e realizar ações estratégicas aplicáveis ao seu negócio. Tudo a um custo acessível”.

Representando o Programa Del Turismo e a Green Destinations, Malu Mayorga, destaca as vantagens de conquistar a certificação. “São as pequenas e médias empresas que movimentam a economia localmente, fazendo um trabalho mais alinhado com a realidade da comunidade. Com menor custo, a plataforma trabalha com a realidade mais próxima desse empreendedor. É preciso que a sustentabilidade esteja mais palpável e que converse com ele”.

Para a Fundtur MS, é sempre um desafio trabalhar a sustentabilidade no turismo e com o trabalho da certificação, será possível alcançar outros territórios do Estado. "A gente já tem o reconhecimento em alguns destinos consolidados, mas precisamos ampliar, principalmente pelo critério ambiental e o braço social, da economia criativa. Acreditamos que ações como esta só beneficiam o segmento do turismo do nosso Estado", afirma a assessora de sustentabilidade e ação climática no turismo da Fundtur MS, Flávia Neri.

"Sustentabilidade não é um caminho, é o único caminho. Quando a gente faz uma certificação como essa, de sustentabilidade, a gente vai olhar para dentro e ver o que pode melhorar. E esse processo do diagnóstico, da consultoria, o Sebrae e o Senac farão juntos, por meio de uma parceria, para levar essa oportunidade a todos os empresários do segmento do turismo, com preços acessíveis", explica a gerente de competitividade e inovação do Sebrae MS, Isabella Montello.

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizado em Jardim (MS), conquistou a categoria "Ouro" no certificado de Gestão Sustentável de Empreendimentos Turísticos Green Destinations. O Recanto obteve 97% de conformidade com os critérios do Good Travel Seal. Luiza Coelho, do Grupo Rio da Prata, falou sobre a experiência. "Passamos por esse processo em 2023 e foi muito válido, porque é uma ferramenta organizada, que permite à empresa fazer um diagnóstico, ver onde pode melhorar e estruturar os processos, e tudo com o apoio da instituição, que é fundamental", diz.

Sobre a Certificação Internacional de Sustentabilidade

O GSTC - Conselho Global de Turismo Sustentável é uma organização mundial independente e sem fins lucrativos que estabelece e gere padrões globais para o turismo sustentável, conhecidos como Critérios GSTC (para destinos e para operadores turísticos). Informações do Senac MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma
Mais controle
Pets terão identidade a partir de 2025
Publicado em Diário
Ministério destina R$ 40,8 milhões para projetos de segurança pública em MS
Em Pauta
Pontão e pontos de cultura de MS se reúnem com Ministério da Cultura para discutir trabalhos
Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
A tiros
Homem morre em fazenda no Pantanal e Polícia investiga legítima defesa
Acusado não foi encontrado no local
Fim de Ano
Estradas de MS registram oito mortes em uma semana
Despedida
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Mais Lidas

Feliz Natal!
O Capital do Pantanal deseja um Natal abençoado para todos os leitores
Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Nova Data
Seletivo do Corpo de Bombeiros é prorrogado pela 2ª vez
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma