Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Confira dicas de prevenção contra febre Oropouche

20 agosto 2024 - 08h59Kamilla Ratier, Comunicação SES

Considerada uma arbovirose, assim como a Dengue e a Chikungunya, a Febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como ‘maruim’ ou ‘mosquito-pólvora’, entre outras denominações.

A gerente de Doenças Endêmicas da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Jéssica Klener, explica que os sintomas da Febre Oropouche são parecidos com os da Dengue e da Chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

“Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e hidratação. A orientação é similar aos casos de dengue e que a população, ao observar os sintomas, procure por uma unidade de saúde”.

Para a médica infectologista, Andyane Tetila, é importante que a população entenda quais são os cuidados necessários para a prevenção da doença, especialmente gestantes.

“As medidas de prevenção precisam ser otimizadas, principalmente ao evitar picadas pelo mosquito transmissor com o uso de repelentes especiais para gestantes nas áreas expostas do corpo; uso de roupas compridas de cor clara; mosquiteiros e telas nas residências”, relacionou a médica.

A infecção por Febre Oropouche durante a gravidez pode causar complicações, embora não existam muitos estudos específicos sobre os efeitos do vírus em gestantes, por isso a adoção de medidas preventivas e relatar qualquer sintoma suspeito ao médico que acompanha a gestação.

Para controle do mosquito vetor da Febre Oropouche, estudos estão sendo realizado quanto ao controle químico, assim, segue-se as recomendações de controle mecânico como a limpeza dos quintais e áreas de criação de animais, com a eliminação de matéria orgânica do solo. Não podemos esquecer do vetor das outras arboviroses, como Dengue e Chikungunya, que como medidas de controle, cabe o uso de inseticida, vedação de caixas de água e outros recipientes que acumulam água, garrafas sempre emborcadas, limpeza de quintal e calhas.

“Além de descarte de lixo em sacolas fechadas e locais adequados, evitando o acúmulo de matérias orgânicas expostas, onde o mosquito ‘maruim’ costuma se proliferar”, acrescenta Andyane.

Seguindo as recomendações de uso de repelentes, proteção de ambientes e eliminação de criadouros, o risco de infecção pode ser reduzido. Gestantes devem tomar cuidados adicionais e buscar orientação médica para garantir uma gravidez saudável.

“Em caso de deslocamento para áreas de risco de transmissão, é recomendado evitar locais de mata e beiras de rios, principalmente nos horários de maior atividade do vetor – entre 9 horas e 16 horas – além disso, para os indivíduos suspeitos de Febre Oropouche, recomenda-se o uso de medidas de proteção individual – uso de repelente e mosquiteiros –, evitando a transmissão vetorial durante o período de viremia”, alerta Jéssica.

A prevenção é a melhor maneira de proteger a sua saúde e a de sua família contra a Febre Oropouche.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal