Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Composto químico pode ter provocado a morte de peixes no Rio Anhanduí

27 novembro 2019 - 10h24Daiany Albuquerque

O despejo em grande quantidade de composto químico ainda não identificado no Rio Anhanduí, em Campo Grande, é a principal suspeita de ter provocado a morte de grande quantidade de peixes. Os animais apareceram mortos entre a tarde de segunda-feira e a manhã de ontem.

Segundo especialista, provavelmente, um composto químico despejado irregularmente no rio possa ter provocado a morte dos peixes. “A causa mais provável é a de que tenha havido um despejo ilegal de composto químico”, avaliou a professora doutora em piscicultura Milena Wolf.

Ela afirma que apenas dois motivos causariam a morte de peixes no local: o despejo de algum produto químico em grande escala ou o processo de eutrofização (quando grande quantidade de matéria orgânica é depositada na água e há a multiplicação de algas, que consomem o oxigênio durante a noite e causam a diminuição de seu teor na água). “Na eutrofização, a água fica esverdeada, porém, é um processo que ocorre lentamente. Dificilmente apareceriam peixes mortos de um dia para o outro, ainda mais na quantidade que foi”, avaliou a zootecnista, que trabalha na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Segundo ela, um grupo de alunos esteve ontem no local para coletar amostra de água e um dos peixes mortos, para serem avaliados no laboratório da universidade.

“Pode ser também um composto que tenha diminuído a quantidade de oxigênio na água e causou a morte”, explicou. Os acadêmicos também mediram a quantidade de oxigênio na água para saber se houve redução e se isto estaria causando as mortes.

Imagens feitas pelo Correio do Estado mostram uma mancha na água, que se assemelha a produtos químicos. “Não é normal a água estar assim”, afirmou a professora sobre as imagens.

COMEÇO

Os peixes mortos começaram a ser percebidos pela população que mora às margens do rio no início da tarde de segunda-feira e o fenômeno se estendeu pela manhã de ontem. Os animais podem ser vistos a partir do bairro Taquarussu até, pelo menos, o bairro Coophavilla II, em uma extensão de 7 km ao longo da Avenida Ernesto Geisel, onde está localizado o rio.

De acordo com moradores, por volta das 12h de segunda-feira muitas pessoas começaram a sentir um forte odor vindo do Rio Anhanduí. Ao verificar o que ocorria, as pessoas perceberam que a água estava turva e que muitos peixes estavam morrendo.

“Eu vim 7h aqui, como faço sempre, e a água estava limpa e os peixes vivos. Depois, por volta das 12h, comecei a sentir um cheiro muito forte dentro de casa e, quando fui ver, os peixes estavam se debatendo”, contou o aposentado Egídio Soares dos Santos, 55 anos, que há 20 anos mora em frente ao rio e afirma nunca ter presenciado situação semelhante.

“A água estava leitosa e o cheiro era tão forte que ardia na garganta. Até o volume da água aumentou: isso tudo começou por volta das 12h. Devem ter despejado algo na água”, acredita Marcos Pereira, 58 anos, que possui uma oficina mecânica defronte ao Anhanduí. 

Enquanto a reportagem esteve no local, foi possível perceber uma grande quantidade de peixes mortos acumulada entre a Rua Bom Sucesso e a Rua do Aquário, no Bairro Marcos Roberto. “É uma judiação isso acontecer”, lamentou Egídio.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) esteve no local para fazer imagens da situação. Como a PM não faz investigações, as fotos seriam enviadas para o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

INVESTIGAÇÃO

A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), responsável pelo monitoramento da qualidade da água, foi notificada e investigaria a situação. Já sobre a morte dos peixes, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) enviou técnicos para a coleta e análise. “Os resultados serão remetidos para a Semadur, que deverá tomar as devidas providências”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral