Menu
terça, 22 de outubro de 2024
Cassems - Assembleias Regionais - 2º semestre
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Comitê de Enfrentamento da pandemia recomenda cancelamento do Carnaval em Ladário

06 janeiro 2022 - 08h16Gesiane Sousa

A sensação de estabilidade da pandemia e redução dos casos de Covid-19 duraram pouco na região, um novo surto tem ameaçado a saúde de Ladário e Corumbá, cidades irmãs que compartilham da mesma estrutura hospitalar. O surgimento da variante Omicron, além da Influenza H3N2 e os casos de Flurona, duplo contágio, têm alertado as secretarias de saúde para a não realização das festividades do carnaval na região.  

Josiane Braga, secretária de saúde, apoia recomendação do Comitê e reintera que o carnaval pode ser comemorado fora de época. Foto: Divulgação 

Nesta quinta-feira (5), a secretaria de saúde do município de Ladário se reuniu com o Comitê de Enfrentamento da Pandemia e juntos concluíram que não é momento de folia. Solicitaram ao prefeito da cidade, Iranil Soares, que cancele o Carnaval de 2022. “Diante do cenário que estamos vivenciando com casos da Covid, óbitos e aumento de casos de síndrome gripal, decidimos reunir o Comitê de Enfrentamento e recomendamos ao executivo a não realização de qualquer evento que haja aglomeração, tanto em espaços abertos quanto em locais privados” declara a secretária de Saúde Josiane Braga, que lembrou ainda que a Santa Casa, em Corumbá, é o único estabelecimento hospitalar referenciado na região para os municípios de Corumbá e Ladário, e o aumento da procura poderá ocasionar super lotação na unidade. Para Josiane, "em qualquer outro momento podem fazer carnaval fora de época, porém a vida é única".   

No último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde de Ladário, a cidade apresentava do início da pandemia até dezembro de 2021, 2.861 casos confirmados e 66 óbitos por Covid-19.  

Corumbá também apresenta um crescente número de novos casos de Covid, saindo do mês de outubro com 43 casos positivos, para novembro com 194 e dezembro com 342 novos casos. Fora os casos de gripe que lotaram o Pronto Socorro e a Upa no mês de dezembro com mais de 3.500 atendimentos por semana.  

Corumbá registrou quatro casos de Flurona, infecção dupla de Influenza e Corona, sendo 3 crianças e um adulto. Nenhum dos pacientes tomaram a vacina contra a Influenza, e a pessoa adulta tomou apenas 1 dose da vacina contra a Covid-19. 

Diferente da prefeitura de Ladário, Corumbá ainda não se manifestou sobre a ocorrência do carnaval na cidade, porém é certo de que os números dos dois municípios devem ser levados em consideração nessa tomada de decisão devido à proximidade das duas cidades.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Corumbá tem sete Salas de Vacinação abertas nesta semana
Novas Leis
Alexandre cobra do Executivo, publicação de leis que se tornaram tácitas
Ação eficiente
PM troca tiros com ladrão e recupera celular de vítima em Ladário
Em minutos
Justiça Federal em MS inicia concessão automática de benefício do INSS por incapacidade
Alerta ao consumidor
Nova lista traz mais 12 marcas de azeite consideradas impróprias
Serviço Necessário
Elinho busca informações sobre médico hematologista na Rede Pública de Saúde
No sábado, 26
Professores realizam aulão de redação para o Enem em Corumbá
Dia do Servidor Público
Prefeitura de Corumbá terá ponto facultativo no dia 28 de outubro
Infraestrutura
Manoel diz que é preciso atenção especial para melhorar as vias urbanas de Corumbá
Radar Industrial
Produção industrial de MS apresentou estabilidade ou crescimento em 74% das empresas em setembro

Mais Lidas

Apoio ao setor rural
Estiagem faz governo publicar decreto de situação de emergência por 180 dias em MS
374 kg
Cocaína que saiu de Ladário com destino à Capital é apreendida na BR 262
Últimas 24h
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Reunião
Riedel recebe prefeitos eleitos para reafirmar parceria com municípios