Menu
domingo, 30 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Com pouca idade e grandes conquistas, judoca de Corumbá sonha em ser campeã olímpica

26 junho 2024 - 14h37Gesiane S. Lourenço

A judoca Camilly Ribeiro, de apenas 13 anos, foi a responsável por quebrar o jejum de mais de 20 anos sem atleta corumbaense na Seleção Escolar de Mato Grosso do Sul (MS) na modalidade. Sua participação nos Jogos Escolares de MS, encerrados na segunda-feira, 24 de junho, garantiu sua vaga no Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece entre Setembro e Outubro, na cidade de Recife, estado do Pernambuco.

Além da já garantida participação no Campeonato Brasileiro Escolar, a pré-adolescente ainda disputa vaga pela Brasileiro Final de Judô, realizado pela Federação, que também acontece no segundo semestre deste ano, na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Camilly ocupa o segundo lugar no ranking e tem grandes chances de se classificar. 

A jovem entrou no mundo do judô quando ainda tinha 3 aninhos de idades e nunca mais saiu. Ela foi incentivada pelo pai, Luiz Paulo, também atleta, e hoje, técnico da filha. "Não somente com minha filha, mas com todos os meus atletas, mantenho um treinamento intenso porque o judô de MS é muito forte, a preparação tem que ser em alto nível para que tenhamos o resultado esperado", explica o Luiz Paulo, que nesta quarta-feira, 26 de junho, acompanha outra atleta, Rafaela, sub 18, no Brasileiro Final, na cidade do Rio de Janeiro.

Camilly iniciou no esporte incentivada pelo pai, Luiz Paulo, que hoje é seu treinador Projeto Geração Olímpica da FUNEC. Foto: Arquivo Pessoal

Camilly é atleta do projeto Geração Olímpica da Prefeitura de Corumbá, os treinos acontecem na sede do Corumbaense, religiosamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30. O projeto é sustentado pela FUNEC (Fundação Municipal de Esporte de Corumbá), que além de manter os professores, também arca com todos os custos dos atletas nas competições, incluindo taxas de inscrição e transporte.

O pai explica que a família se preocupa com todos os âmbitos da preparação de Camilly, que é bolsista no Sesi. A jovem inicia sua rotina diária com a escola logo pela manhã, em seguida, após o almoço, treina musculação, faz as tarefas da escola e segue para o treino de judô. "A rotina da Camilly é de preparação e disciplina para ser uma grande atleta", diz pai treinador.

Luiz Paulo destaca que o trabalho realizado hoje é fruto de investimento no esporte para que crianças e jovens possam ter oportunidades. "Costumo dizer que a gestão que investe no esporte, economiza na saúde e na segurança. Crianças que praticam esporte são mais saudáveis, adoecem menos e possuem mais disciplina. O esporte é capaz de diminuir taxas de criminalidade e de formar uma sociedade melhor", diz Luiz Paulo, que ainda ressalta as vagas em aberto no projeto. "Temos vagas disponíveis e interessados podem nos procurar na sede do Corumbaense".

Com pouca idade e grandes conquistas, Camilly sonha alto. "Quero me tornar atleta da Seleção Brasileira principal e ser campeã olímpica. Quero ter a minha própria academia de judô".  

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de chuva seca baía e mata peixes em Porto Amolar
Operação Pantanal 2024
Mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios
Fronteira
Ministério da Educação autoriza 1º curso de Medicina em Ponta Porã
Justiça
Juizado Itinerante alcança 87% de acordos no Baixo Taquari
Decreto
MPF pede cumprimento de metas para garantir ocupação de cargos por negros no governo federal
Consequência
Fumaça resultante das queimadas escurece o céu de Corumbá
Decisão Polêmica
Casos de tráfico com 40g de maconha serão revisados
Educação
IFMS abre inscrição de trabalhos para Seminário de Pós-Graduação
Reforço completo
Carta aberta firma compromisso pela liberdade ao voto para trabalhadores de MS
Música
Após sucesso de single, Loubet lança primeira parte do DVD em comemoração aos 10 anos de carreira

Mais Lidas

Polícia
Reinaldo Azambuja costura aliança com PL e candidaturas podem se fundir no MS
Operação Pantanal 2024
Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal
28 de junho
Movimento LGBTQIAP+ poderia ser ainda maior em Corumbá, diz Hellen Kadory
Comitiva Ministerial
Marina Silva lamenta impactos do fogo e reconhece esforço conjunto para salvar o Pantanal