Menu
quinta, 17 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Colégio Eleitoral da UFMS mantém Camila Ítavo em primeiro lugar na lista tríplice

25 maio 2024 - 11h09Redação

Nesta sexta-feira (24), o Colégio Eleitoral da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) definiu as listas tríplices para reitor e vice-reitor para o mandato de 2024 a 2028. Camila Ítavo, com 82,3% dos votos, ficou em primeiro lugar, mantendo o resultado da consulta à comunidade universidade, realizada no dia 10 de maio. Em segundo, ficou Marco Aurélio, com 13,9%, e em terceiro, Ruy Corrêa Filho, com 3,8%.

A lista tríplice para vice-reitor ficou com Albert Schiaveto de Souza em primeiro lugar, com 84,9% dos votos; Ana Denise Maldonado em segundo, com 11,3%; e, em terceiro, Luciana Contrera, com 3,8 %.

“Estamos muito felizes com a nossa eleição no Colégio Eleitoral. Só queremos agradecer e cumprimentar os conselheiros e conselheiras que mantiveram, democraticamente, a escolha da comunidade universitária. É uma honra receber a confiança de estudantes, técnicos e professores que nos escolheram como gestores, com ampla maioria em todos os segmentos. Nossa UFMS se torna mais forte após esse processo democrático e extremamente participativo e reiteramos nossa confiança no presidente Lula e no ministro Camilo Santana em nossa nomeação”, disse Camila.

A reunião foi presidida pelo reitor Marcelo Turine e teve a participação de conselheiros de todos os Conselhos Superiores da Universidade e foi transmitida ao vivo pela TV UFMS.

O processo de elaboração das listas tríplices segue as normas previstas na legislação federal e nas Resoluções do Colégio Eleitoral, definidas previamente no início do processo de consulta à comunidade universitária. A consulta tem caráter indicativo, por isso o Colégio Eleitoral procede à organização das listas.

A votação foi feita pelo sistema e-Votação UFMS de maneira secreta, na qual cada conselheiro votou em apenas um nome para cada cargo a ser preenchido, ou seja, uma votação para reitor e outra para vice-reitor. A ordem dos nomes no sistema foi a mesma usada na consulta à comunidade. Na votação do Colégio Eleitoral todos os votos dos conselheiros têm o mesmo peso.

O Conselho Universitário, órgão máximo da UFMS, irá se reunir na próxima quarta-feira, 29, às 9h, para aprovar o encaminhamento da lista tríplice para reitor ao Ministério da Educação, para a nomeação pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, têm reforçado que a nomeação será sempre pelo primeiro da lista tríplice e esta pode ser a última vez que a Instituição encaminha os três nomes. No final do ano passado, o Projeto de Lei 2.699/2011 foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê o fim da lista tríplice. Com a aprovação no Senado Federal, as universidades deverão indicar apenas o nome do reitor e vice-reitor mais votado para a nomeação.

Nesta 2ª reunião do Colégio Eleitoral, os conselheiros também apreciaram e homologaram os relatórios finais das atividades da Comissão de Ética e da Comissão Executiva Central. Todos os documentos e normas sobre o processo de consulta à comunidade universitária e composição das listas tríplices estão disponíveis em votacao.ufms.br. Informações da UFMS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento