Menu
quinta, 17 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Cirurgiões-Dentistas paralisam atendimentos de urgência e emergência no Pronto Socorro

03 agosto 2022 - 14h01Gesiane Sousa

O Sindicato dos Odontologistas do Mato Grosso do Sul (Sioms) declarou apoio aos profissionais do município que Corumbá, que paralisaram os atendimentos odontológicos de urgência e emergência no Pronto Socorro Municipal, desde a segunda-feira, dia 1º.   

O Sindicato reforça que a decisão foi tomada considerando os inúmeros reajustes de plantão de serviços a diversas categorias, sem benefício aos Cirurgiões-Dentistas.    

Para o presidente do Sioms, David Chadid, a categoria está em pleno direito de reivindicar as melhorias. “É uma questão de valorização da categoria e de seus profissionais, que tiveram o último reajuste dos plantões em 2012, ou seja, há mais de 10 anos”, pontuou.   

Confira na íntegra a Nota Pública emitida pelo Sioms:   

NOTA PÚBLICA 

O Sindicato dos Odontologistas do Mato Grosso do Sul - SIOMS, inscrito no CNPJ 15.555.873/0001-38, de acordo com suas atribuições legais e estatutárias, vem a público informar sobre a paralisação dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência no Pronto Socorro Municipal de Corumbá que iniciou dia 01/08/2022. Para esclarecer à população sobre a responsabilidade do Gestor Municipal no processo, por conta do município ter efetuado inúmeros reajustes de plantão de serviço a diversas categorias, não se preocupando com os Cirurgiões-Dentistas e com o acesso odontológico à população, desvalorizando os profissionais a ponto de os valores pagos para o plantão eventual serem inferiores à hora clinica paga no seu salário base, além de ser discriminatório em relação à demais servidores da saúde aos quais todos foram contemplados com reajustes de suas indenizações (decreto n. 2.710 de 14 de março de 2022).

Conforme levantamento dos profissionais, o último reajuste dado aos valores do plantão odontológico foi através do decreto n. 1.055 de 08 de maio de 2012, há mais de 10 anos. O município também não cumpre o artigo n. 60 do estatuto do servidor (lei complementar n.42 de 2000) que determina o pagamento de no mínimo 50% (cinquenta por cento) superior em relação ao valor da hora trabalhada normal para indenizar o serviço extraordinário, confirmado pelo parágrafo 1º do artigo n. 42 da lei complementar n. 85 de 2005. E também não paga o adicional noturno de 20% previsto em lei para este serviço. Em consequência disso os profissionais solicitaram maciçamente a remoção de seus nomes da escala de plantão para o mês de agosto.

O serviço que funciona desde 2008, e foi durante anos referência no estado, atende os casos de urgência e emergência odontológica com cobertura de 24 horas diariamente, de forma ininterrupta, com o objetivo de atender o usuário SUS acometido por quadros de dor, infecção ou traumatismos dentários e faciais, suturas, entre outros, proporcionando um atendimento resolutivo e imediato à queixa do paciente. Um serviço extraordinário sendo pago de maneira precária e descompromissada com os profissionais que prestam serviços aos Corumbaenses, chegando ao ponto de ser inviabilizado a continuidade da prestação dos serviços pelos profissionais que chegaram no esgotamento em explicar ou negociar melhores valores para execução do trabalho por irredutibilidade do Prefeito em negociações direta com servidores.

Neste momento o sindicato foi acionado para tentar negociação com o Prefeito Municipal ao qual aguardamos imediata resposta do Ofício n.15/2022 para auxiliar no processo de negociação, contando e sabendo da preocupação que o Prefeito terá com a população corumbaense e com os servidores da Odontologia, aguardamos resposta oficial. 

  

David Chadid Warpechowski 
Presidente do SIOMS 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento