Menu
segunda, 25 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Cia de Dança do Pantanal abre a 16ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais

01 outubro 2024 - 10h19Assessoria

A Cia de Dança do Pantanal abre, na terça-feira (1º), a programação da 16ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais e o Festival de Música das Escolas Estaduais. O evento, gratuito e aberto à população, acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes.

No primeiro dia do evento, a Cia vai se apresentar em dois horários: às 8h e às 13h30. ‘Guadakan’ será o espetáculo apresentado. Já visto por mais de 5 mil pessoas, a montagem foi concebida a partir de um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira do Brasil com a Bolívia.

O espetáculo conta uma história que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal e toda a sua biodiversidade, principalmente no atual momento vivido pela Humanidade, com diversos tipos de mudanças e emergências climáticas. Unindo dança contemporânea e música, a montagem faz uma viagem às origens dos povos do Pantanal, buscando a sabedoria dessa ancestralidade, que atravessa gerações, para revelar alertas.

‘Guadakan’ já foi apresentado anteriormente em Corumbá, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, além das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Já na última turnê, realizada em setembro, o espetáculo foi levado a Cascavel e Foz do Iguaçu (PR), além de Assunção, no Paraguai.

Para a diretora artística da Cia de Dança do Pantanal, Márcia Rolon, a participação na Mostra é uma oportunidade de inspirar as novas gerações por meio da arte.

“A participação da Cia de Dança do Pantanal na 16ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais é um momento especial para nós.'Guadakan' é um alerta ambiental e a educação ambiental deve começar ainda no início da vida. Levar essa mensagem para as crianças e adolescentes e chamar a atenção para as mudanças climáticas por meio da arte é um privilégio. O espetáculo conversa diretamente com o tema da mostra e explicita todas as dores vivenciadas pelo Pantanal nos últimos anos”, afirma.

O evento

A 16ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais e o Festival de Música das Escolas Estaduais, que acontecem entre os dias 1º e 4 de outubro, reúnem os alunos participantes do programa Arte e Cultura na Escola e também de outros projetos realizados pelos professores em sala de aula durante o ano letivo, com apresentações de dança, teatro, artes plásticas, capoeira, cinema, circo e música.

A temática escolhida para o ano de 2024 foi: Arte, Educação e Meio Ambiente – “Gerando bons resultados com a consciência limpa". O evento busca despertar nos estudantes a autoconfiança e a liberdade criativa, valorizando a relação entre o conhecimento teórico estético e a prática artística. Ao mesmo tempo, estimula a construção de uma nova consciência, destacando a importância da preservação do meio ambiente.

Para o gestor do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura) da S SED, professor doutor Fábio Germano da Silva, a temática de 2024 traz eixos de importância para toda comunidade escolar.

“Em tempos de crise climática, a união da arte com a educação ambiental pode não apenas informar, mas também inspirar ações concretas em prol da conservação e da recuperação de ecossistemas. Portanto, o objetivo deste trabalho é continuar a explorar essas conexões, promovendo iniciativas que incentivem a participação ativa da comunidade e gerem um impacto positivo no meio ambiente, sempre com a consciência limpa como guia”, explica.

O projeto conta com o apoio cultural da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul), da Sanesul ( Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), da Receita Federal e da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Presidente interino da FFMS projeta Campeonato Estadual 2025 com formato inovador
Reconhecimento
Edital premia mestres dos saberes da cultura popular tradicional de MS
Meio Ambiente
Justiça proíbe plantio de soja transgênica no entorno da Serra de Bodoquena
Prejuízo
Clientes da 123 Milhas tem até terça para conferir lista de indenização
Resultado
Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS
Utilidade Pública
Dois bairros de Corumbá sofrem com a falta de água neste sábado
Destaque
Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Em 27 Capitais
TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Âmbito Nacional
Nova fase da Operação Mute intensifica combate à comunicação ilícita nos presídios de MS

Mais Lidas

Últimas 24h
Derramamento de carvão em brasa na BR 262 é destaque no plantão dos Bombeiros
Reconhecimento
Moinho Cultural é escolhida Melhor ONG de MS e Melhor ONG de Cultura do Brasil
Evento
Palestras em celebração aos 50 anos de tombamento do Forte Coimbra são transmitidas ao vivo
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024